‘Café com Notícias’ – Projeto “Jovens Solistas” leva concertos musicais para bairros da periferia

O pianista Willame Belfort, idealizador do projeto, falou sobre a concepção e o objetivo maior da iniciativa que reúne músicos instrumentistas, cantores líricos e corais

icone-whatsapp
Agência Assembleia
22/12/2023 09h43 - Atualizado em 22/12/2023 10h06

‘Café com Notícias’ – Projeto “Jovens Solistas” leva concertos musicais para bairros da periferia
Elda Borges entrevista o pianista Willame Belfort e o garoto Brenon Giles, um dos integrantes do projeto Jovens Solistas | JR Lisboa
Foto original

O ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (21), na TV Assembleia, recebeu o produtor musical e pianista Willame Belfort, acompanhado dos também pianistas Brenon Giles, de 12 anos, e Eduardo Haiashi, de 6 anos. Eles fazem parte do projeto “Jovens Solistas”, que leva concertos musicais de forma itinerante a bairros periféricos e da zona rural de São Luís, de forma gratuita, com o intuito de descentralizar e democratizar o acesso à arte. 

No bate-papo com a jornalista Elda Borges, Willame Belfort falou sobre a concepção do projeto, do qual é idealizador, e o objetivo maior da iniciativa que reúne músicos instrumentistas, cantores líricos e corais. 

“Nossa principal finalidade é descentralizar e democratizar o acesso à música clássica. Com o nosso projeto, a gente sai dos espaços tradicionais onde são realizados os concertos, como os teatros, levando esse acesso, de forma gratuita, à música clássica que é produzida no nosso estado”, disse. 

Willame Belfort destacou ainda que o Maranhão tem uma bagagem histórica de produção de música clássica. “Se formos fazer uma pesquisa histórica e política, desde o século XIX o Maranhão foi um dos mais importantes nesse sentido. Nessa época, grandes sinfonias de ópera, de teatro passaram pelo Maranhão para, depois, serem exportadas para o Rio de Janeiro. Atualmente, temos grandes profissionais também no exterior sendo expoentes”, assinalou. 

JR Lisboa
Eduardo Haiashi, de 6 anos, integrante do projeto Jovens Solistas, tema da entrevista do
Eduardo Haiashi, de 6 anos, integrante do projeto Jovens Solistas, tema da entrevista do 'Café com Notícias' desta sexta

O idealizador do projeto “Jovens Solistas” chamou a atenção, também, para a necessidade de políticas públicas que fomentem, cada vez mais, a produção cultural e artística no Maranhão. 

“A gente tem construído esse trabalho com jovens instrumentistas que, futuramente, se continuarem no projeto e com seus estudos, vão ser grandes pianistas não só no Maranhão, mas mundo afora”, completou Willame Belfort. 

 


Banner