‘Café com Notícias’ dá detalhes da campanha de vacinação contra a dengue no estado

Assessora especial da Secretaria Estadual de Saúde, Mayrlan Avelar, reforçou também a importância das demais medidas do governo do Estado

icone-whatsapp
Agência Assembleia
20/02/2024 11h18 - Atualizado em 20/02/2024 11h26

‘Café com Notícias’ dá detalhes da campanha de vacinação contra a dengue no estado
Mayrlan Avelar, assessora especial da SES, conversou com a jornalista Elda Borges | Miguel Viegas
Foto original

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

No programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (20), na TV Assembleia, a jornalista e apresentadora Elda Borges recebeu a assessora especial da Secretaria Estadual de Saúde, Mayrlan Avelar, que falou sobre a campanha de vacinação contra a dengue no estado, ação iniciada na última quinta-feira (15).

A gestora detalhou que o Maranhão recebeu mais de 40 mil doses da vacina, distribuídas aos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara. Essa primeira remessa do imunizante é direcionada a crianças de 10 e 11 anos.

Com a chegada do período chuvoso no estado, Mayrlan Avelar reforçou a importância de estar atento a possíveis criadouros do mosquito que possam surgir com o acúmulo de água, como em vasos de plantas, calhas e lixo acumulado. Ela ressaltou, ainda, a necessidade de manter os quintais limpos e, principalmente, de receber os agentes de endemias em casa.

Como forma de conscientizar ainda mais a população sobre a importância dessas ações, o Governo do Estado, em parceria com os municípios, tem realizado atividades informativas com estudantes sobre o combate à dengue. Dessa forma, os alunos tornam-se propagadores dessas informações.

Para imunizar o maior número de crianças entre 10 e 11 anos, a SES tem realizado a vacinação nas escolas, local onde a maior parte desse público está concentrado.

“A vacina vem te proteger de não desenvolver a forma grave da doença. Mas, as outras medidas são tão importantes quanto, que são as medidas mecânicas de retirar o mosquito do criadouro, manter o quintal limpo e as de orientação da população para que seja feito um trabalho coletivo de proteção”.

De acordo com Mayrlan Avelar, as crianças que não forem imunizadas nas escolas devem ir as UBSs e policlínicas, acompanhadas dos pais ou responsável, levando documento oficial com foto de ambos e cartão de vacinação.

O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).


Banner