‘Diário da Manhã’ - Bira do Pindaré fala sobre edital do Procaf e faz balanço de gestão

Secretário de Estado da Agricultura Familiar tratou de audiência pública, realizada na quarta-feira (20), para lançamento do edital do Programa de Compras da Agricultura Familiar

icone-whatsapp
Agência Assembleia
21/03/2024 10h48 - Atualizado em 21/03/2024 11h47

‘Diário da Manhã’ - Bira do Pindaré fala sobre edital do Procaf e faz balanço de gestão
Secretário Bira do Pindaré conversou com o jornalista Ronald Segundo, no ‘Diário da Manhã’ | Miguel Viegas
Foto original

Clique aqui e assista à íntegra do programa

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, foi o entrevistado do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (21). O gestor fez um balanço de um ano à frente do órgão e anunciou o resultado da audiência pública, realizada na quarta-feira (20), para lançamento do edital do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

“É uma pauta que mexe com a qualidade de vida e com nossa economia, garantindo comida saudável na mesa, além de promover a igualdade social. Teve a audiência pública para escutar a população e foi uma oportunidade ímpar para os produtores rurais conhecerem em detalhes as diretrizes e oportunidades proporcionadas por este programa”, explicou.

O secretário disse também, na entrevista conduzida pelo jornalista e apresentador Ronald Segundo, que a audiência serviu para que os agricultores familiares ficassem cientes das oportunidades oferecidas pelo Procaf e para que se preparem para participar ativamente do programa, que visa fortalecer e valorizar a produção local.

Além disso, Bira do Pindaré informou que o processo de licitação do Procaf está aberto a diversos segmentos, entre eles agricultores familiares, agricultores familiares quilombolas, e agricultores familiares envolvidos na produção de derivados do babaçu. Todos por meio de suas organizações formais, como associações ou cooperativa.

Por fim, Bira do Pindaré afirmou que os planos fundamentais para o decorrer do ano de 2024, para a Secretaria de Agricultura Familiar, são, entre outros, o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), o Procaf; a 2ª Edição da Feira Maranhense da Agricultura Familiar; e a 1ª Feira Mulher da Agricultura Familiar.

“São iniciativas que refletem nosso compromisso em promover uma agricultura familiar mais forte, inclusiva e sustentável. Estamos felizes com o que está por vir e, em breve, traremos mais novidades para fortalecer ainda mais nosso agricultor familiar”, assegurou.


Banner