‘Contraplano’ discute direitos das pessoas com autismo

Programa foi ao ar no Dia Mundial de Conscientização do Autismo e apresentou pautas importantes relacionadas à causa

icone-whatsapp
Agência Assembleia
02/04/2024 16h44 - Atualizado em 03/04/2024 15h24

‘Contraplano’ discute direitos das pessoas com autismo
Programa 'Contraplano' foi ao ar nesta terça-feira, na TV Assembleia | Agência Assembleia
Foto original

“A luta dos direitos autistas” foi o tema do programa 'Contraplano', que foi ao ar nesta terça-feira (2), na TV Assembleia. Exibida no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a atração debateu os direitos da pessoa com autismo e, também, como a sociedade ainda precisa avançar no tema.

Apresentado por João Carvalho, o programa recebeu o vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Wellington Beckman; o psicólogo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Igor Carvalho; e a presidente da Associação dos Amigos do Autista do Maranhão, Telma Sá.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo existem cerca de 70 milhões de pessoas autistas. No Brasil, são quase seis milhões e, no Maranhão, a estimativa é de sete mil. Muitas dessas pessoas não têm acesso aos direitos básicos.

É essa parcela da população que a Associação dos Amigos do Autista do Maranhão, que atua no terceiro setor, atende. “Trabalhamos com uma parte da sociedade que não tem acesso a quase nada. São mais de 20 anos na luta e quem nos procura é quem não teve atendimento precoce, quem não pode custear o tratamento. Mas vai além: chega à inclusão escolar, além de outros direitos que são constantemente violados”, destacou Telma Sá.  

O psicólogo Igor Carvalho ressaltou que uma parte delicada do processo é o momento do diagnóstico. “Existe uma fase chamada luto, que é quando a família tem dificuldade em entender o diagnóstico, mesmo tendo muita informação disponível e começa a se questionar como será a partir dali. E isto é normal, mas, com muito acolhimento, aos poucos, a família vai assimilando, entendendo”, salientou o psicólogo.

O advogado Wellington Beckman explicou sobre a Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB-MA, que está prestes a completar dois anos. “Na história da OAB no Maranhão, nunca houve uma comissão específica para este fim. Eu, como pai de autista, percebia que havia uma falta de informação enorme, especialmente com relação aos direitos. Então, por meio da OAB, levamos estas informações às pessoas. Com a comissão, já visitamos 35 municípios, conversando com o Ministério Público, Defensoria, Prefeituras e orientando a organização da sociedade civil”, observou Wellington Beckman.

O programa ‘contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e vai ao ar todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).


Banner