Jota Pinto destaca Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado

O deputado afirmou que as iniciativas são grandes desafios para os governos combaterem o analfabetismo no Brasil e no estado do Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
23/04/2024 15h52 - Atualizado em 23/04/2024 16h22

Jota Pinto destaca Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado
Deputado Jota Pinto discursa na tribuna da Alema, onde falou das iniciativas para combater o analfabetismo no estado | Biaman Prado
Foto original

O deputado Jota Pinto (Podemos) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (23), para destacar o lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado. A solenidade aconteceu na segunda-feira (22), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e contou com a presença do governador Carlos Brandão, além de representantes do Ministério da Educação.

O parlamentar explicou que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada conta com a adesão dos 217 municípios do Maranhão. A primeira etapa do programa vai contemplar 20 cidades. O vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, também participou da solenidade, além de diversas outras autoridades estaduais e municipais, bem como profissionais e gestores de educação de municípios do Maranhão.

“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado são programas interessantes. São um grande desafio para os governos combaterem o analfabetismo no Brasil e no estado do Maranhã”, declarou Jota Pinto.

Ele acrescentou que o secretário de Educação e vice-governador Felipe Camarão disse na cerimônia que a principal meta é abranger mais de seiscentas mil pessoas visando à redução do índice de analfabetismo no Estado.

“Os 217 municípios aderiram a esse Programa para combater o analfabetismo, que é grande ainda no estado do Maranhão. Os nossos indicadores ainda são muito altos. Os últimos governos vêm trabalhando e vêm baixando, mas ainda é alto. Eu tenho certeza de que o Governo do Estado dá um grande avanço para combater o analfabetismo no Maranhão”, enfatizou.


Banner