12/12/2013 19h44

Rigo Teles aciona MPF para investigar convênios do Incra com a prefeitura de Barra do Corda

Assecom / Rigo Teles

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou na manhã desta quinta-feira (12), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que vai acionar o Ministério Público Federal (MPF) para investigar o destino de R$ 2 milhões e 779 mil, fruto de convênios celebrados entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Barra do Corda,  para a construção de sistemas de abastecimento d’água e estradas vicinais no município da região Central do Maranhão.

De acordo com Rigo, o convênio 704.700/2009, no valor de R$ 1 milhão 769 mil, tem como objeto a implantação de sete sistemas de abastecimento d’água para beneficiar os povoados Novo Horizonte (P.A Clemente), Santiago e Vila Real (P.A.Cachimbeiro), Vila São Bento (P.A. Durval Neto), Angelim e São Carlos (P.A Santa Amélia) e Cabeceira do Escondido, localizados no projeto de assentamento Ponta D’água.

O convênio 704/692/2009, no valor de R$ 1 milhão, já repassados R$ 929 mil para a Prefeitura de Barra do Corda no dia 21 de outubro desse ano, deveriam ser usados no melhoramento de 25km de estradas vicinais no P.A.  Durval Neto e 10km  no P.A. Ponta e D’água, que se encontram em péssimo estado de conservação e podem ficar isolados com a chegada do inverno, que promete ser rigoroso na região.

O parlamentar informou que a denúncia foi formulada ao Ministério Público Federal e a outras autoridades porque foi procurado por um grupo de vereadores de Barra do Corda, que souberam da celebração dos convênios em outubro desse ano, e até hoje não viram a Prefeitura de Barra do Corda investir os recursos em benefício da população, que padece pela falta d’água e pela precariedade das estradas vicinais, que podem ficar intrafegáveis com a chegada do inverno.

Rigo Teles esclareceu que a falta de aplicação dos recursos é reclamada também pelos representantes de associações de moradores de Barra do Corda, que estavam na esperança de melhorar a qualidade de vida da população, que inclusive foi uma promessa do prefeito Eric Costa, durante a campanha política. “Vai completar um ano da nova gestão municipal e desafio qualquer pessoa a apresentar uma nova obra construída pelo prefeito para o povo de Barra do Corda”, afirmou Rigo Teles.

Na oportunidade, Rigo revelou que recebe as informações da falta de aplicação dos recursos por meio do próprio Incra, e repassou à população, que tem o direito de saber o que está acontecendo e merece ser beneficiada com os poços artesianos e com a melhoria das estradas vicinais. ”Por meio da Mesa Diretora da Assembleia, vamos enviar ofício à Prefeitura de Barra do Corda, solicitando os extratos bancários, detalhando a aplicação do dinheiro dos convênios”, prometeu.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA