01/06/2021 16h35

Carlinhos Florêncio destaca Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras

Marcelo Vieira - Agência Assembleia

icone-whatsapp
Kristiano Simas / Agência Assembleia
Carlinhos Florêncio destaca Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras
Carlinhos Florêncio chamou atenção para o perigo do manuseio de álcool durante a pandemia

O deputado Carlinhos Florêncio (PCdoB) destacou, na sessão plenária remota desta terça-ferira (1), a Semana Estadual de Prevenção às Queimaduras, cujo objetivo é promover, no âmbito do Maranhão, ações de conscientização visando à diminuição das ocorrências dessa natureza tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. A Lei 11.202/2019, que instituiu a semana de prevenção, é de autoria do parlamentar. 

O "Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras" é comemorado em 6 de junho, data em que a Sociedade Brasileira de Queimaduras promove, há quase dez anos, a campanha "Junho Laranja", visando conscientizar a população e as autoridades sobre a importância de se prevenir queimaduras. Em 2021, o tema é "Álcool e Fogo - Mantenha Distância contra as Queimaduras. Prevenção é a Vacina", que chama a atenção para o uso de álcool na pandemia.

"O álcool é um produto inflamável e culturalmente muito presente nos lares brasileiros. Agora, estimulado para a prevenção ao coronavírus, desencadeou um aumento no número de acidentes envolvendo queimaduras, pois as pessoas manuseiam as embalagens de forma inadequada. Em razão da pandemia, o isolamento doméstico torna-se uma preocupação ainda maior, uma vez que 70% dos acidentes ocorrem na cozinha e as crianças são as vítimas mais frequentes", frisou o deputado. 

Ocorrências 

Carlinhos Florêncio chamou a atenção para as ocorrências de queimaduras em crianças entre 5 a 9 anos. Ele lembrou que queimaduras são o quarto motivo de internação com sequelas estéticas e motoras graves. Além de desfigurar, atrapalha o desenvolvimento social e intelectual da criança, dificultando seu convívio com outras e a possibilidade de frequentar a escola.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, 320 mil crianças morrem anualmente em decorrência de queimadura. Infelizmente, mais de um milhão de brasileiros sofrem queimaduras todos os anos. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, mais de 60 mil pessoas foram internadas no Maranhão vítimas de queimaduras, o que posiciona o Estado como o primeiro do Nordeste nesse tipo de ocorrência, segundo o DATASUS", revelou. 

Carlinhos Florêncio pediu que o Maranhão invista em um hospital especializado. "Nós sabemos da sensibilidade do governador Flávio Dino a respeito desse tema. Sugiro que o Maranhão crie um hospital especializado e, também, que os pacientes sejam acompanhados no pós-queimadura. A prevenção é a medida mais eficaz para evitar o sofrimento, as complicações e as mortes", finalizou o deputado.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA