15/06/2022 17h21

Agência Assembleia

Boi de Axixá: o brilho do tradicional boi de orquestra do São João do Maranhão
Índias dançam durante apresentação do Boi de Axixá

Por amor à brincadeira e à cultura popular e não por pagamento de promessa, o tradicional Boi de Axixá foi fundado em 1959 por Francisco Naiva. Com o passar dos anos, várias famílias já passaram pelo dono do mais antigo sotaque de orquestra, fazendo a paixão pelo boi passar dos pais para os filhos e tornando a tradição presente em várias gerações.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com alto poder aquisitivo. Apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples.

Presença de mulheres

Antes, a brincadeira era composta por soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores, já as mulheres eram proibidas de brincar. Depois os índios e soldados saíram e elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade. Nas últimas décadas, a presença de mulheres protagonizando espaços de destaque nas brincadeiras é cada vez maior.

“O principal motivo é que, antes, os pais não deixavam as meninas dançarem devido ao ritmo intenso de ensaios e porque elas precisariam estar sempre viajando. As mulheres participavam de outras formas, como na confecção das roupas. Hoje é diferente”, afirmou Leila Naiva, atual presidente do Boi de Axixá e filha do fundador Francisco Naiva.

Música e preparação

Com o tempo, o Boi de Axixá manteve algumas tradições, como um sotaque diferenciado e mais cadenciado, o que o torna único em relação aos outros. Como referência do São João maranhense, as músicas são cantadas por artistas renomados e vários outros grupos de bumba-meu-boi. Todos em um só sentimento: o carinho e paixão por tudo o que o Boi representa.

Segundo Naiva, o ritmo de ensaios para o São João desse ano foi um dos mais intensos que já tiveram. “Essa retomada após dois anos sem festa está sendo uma explosão de ansiedade e felicidade. O Boi de Axixá é um bem imaterial que foi deixado de herança para mim, quero entregar o melhor que nós temos este ano”.

Nos brincantes, o amor se reflete na animação que vai desde a preparação até a chegada nos arraiais para cada apresentação. “Ser brincante do Boi de Axixá é uma experiência de muito amor e entrega. Temos nos dedicado muito, em cada detalhe, desde a confecção das indumentárias à intensa rotina de ensaios”, enfatizou Isadora Bruno, uma das índias do Boi.

Nesta quarta-feira (15), o grupo se apresenta no ‘Arraiá no Povo’, às 22h, no estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Vamos entregar o nosso melhor no São João 2022. Faremos uma temporada linda, contagiante e cheia de alegria, para todo mundo voltar a se emocionar com nosso bumba-meu-boi”, concluiu Isadora.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA