12/04/2023 17h19

'Toda Mulher' - Mical Damasceno fala dos desafios da mulher religiosa na política

No programa da TV Assembleia, a deputada também destacou legislação originária de projetos de lei de sua autoria e afirmou já ter sido vítima de intolerância religiosa

Agência Assembleia

Dney Justino
A jornalista Karla Bianca entrevista a deputado estadual Mical Damasceno no programa 'Toda Mulher', da TV Assembleia

O programa ‘Toda Mulher’ exibido nesta quarta-feira (12), na TV Assembleia, destacou conversa com a deputada estadual Mical Damasceno (PSD) sobre sua trajetória política, a atuação na Assembleia Legislativa e sobre temas como os desafios da mulher religiosa na política. A apresentação é da jornalista Karla Bianca.

A parlamentar ressaltou que o maior desafio enfrentado é a questão estatutária, porque em muitos partidos os termos dos estatutos afrontam os princípios cristãos. Mical Damasceno afirmou já ter sido vítima de intolerância religiosa. "Eu já enfrentei essa situação. Agora, tem três processos de pessoas que estão nos perseguindo devido à questão religiosa", relatou ela, informando ainda que sempre denuncia e recorre à Justiça.

No programa, a deputada também destacou legislação originária de projetos de lei de sua autoria. Entre elas, a Lei 11.043/2019, que declara o Círculo de Oração como patrimônio religioso e imaterial do Maranhão; e a Lei 11.462/2021, que garante aos alunos a não obrigatoriedade de participar de festas religiosas nas escolas, como o São João. "A gente sempre recebeu reclamações dos pais", justificou.

A deputada detalhou, ainda, ações para melhorar a vida da comunidade, por meio de emendas parlamentares, como o envio de R$ 600 mil ao Hospital Aldenora Bello; a doação de cestas básicas aos atingidos pelas enchentes e a entrega de ambulâncias aos municípios de Santa Inês e Cajari.

Valores

Uma reportagem especial da jornalista Márcia Carvalho ouviu personalidades acerca dos desafios da mulher religiosa que decide disputar um cargo político. Segundo a matéria, muitas são pastoras, missionárias ou fiéis que têm como princípio tomar decisões baseadas nos valores considerados cristãos e travam batalha diária para ocupar seus espaços.

Ao final, a pedido da apresentadora, a deputada Mical Damasceno deixou uma palavra de fé: "Não desperdice seu tempo, leia a Bíblia todos os dias".

O programa 'Toda Mulher' é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na  TV Assembleia   (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA