03/05/2023 15h26

Yglésio repercute inauguração de unidade de tratamento para queimados na rede pública

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Deputado Yglésio durante pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira

O deputado Dr. Yglésio (PSB) repercutiu, na sessão plenária desta quarta-feira (3), a inauguração, em São Luís, da primeira Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) da rede pública de saúde estadual.

A unidade funcionará no Hospital da Ilha, situado na Avenida São Luís Rei de França, e faz parte da terceira etapa de expansão dos serviços oferecidos no local, que está completando um ano de atendimentos prestados à população maranhense.

Em seu discurso, Yglésio declarou que a inauguração da unidade abre a possibilidade de São Luís poder contar com uma câmara hiperbárica e banco de pele. Para o deputado, prefeitos da capital já poderiam ter avançado com a oferta deste tipo de serviço.

“Estas coisas deveriam há muito tempo ter sido criadas pela Prefeitura, não apenas pela do Braide, mas pela do Edivaldo Holanda, pela prefeitura do Castelo, pela prefeitura do Tadeu Palácio. Isso aí é coisa que já deveria ter no Maranhão há muitos anos”, frisou o parlamentar.

Ele fez questão de prestar homenagem a Márcio Roni da Cruz Nunes, cidadão que, no ano de 2014, resgatou pessoas de um ônibus que fora incendiado em São Luís.

“Márcio Roni foi queimado aqui no Maranhão e sofreu muito indo para fora do estado fazer tratamento. Sua família sofreu muito porque ele teve que ficar muitos meses fora de casa. Então, essa unidade de tratamento de queimados abre uma perspectiva”, salientou Yglésio.

Ele sugeriu que o governador Carlos Brandão, a partir de agora, tome a iniciativa de dotar a Unidade de Tratamento para Queimados de um dermátomo de zimmermann e de outros equipamentos para enxertos de pele mais delicados; facas Giblé, todos os curativos especiais e tipos de gases especiais.

“Por fim, sugiro que tragam uma consultoria de outro estado com referência de centro de queimados ou que os médicos daqui que atuarão sejam levados para fazer essa reciclagem a fim de melhorar a assistência aos pacientes queimados no Maranhão”, frisou Yglésio em seu discurso.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA