16/05/2023 10h34

‘Café com Notícias’ - Reitor Carlos Cesar Teixeira fala sobre processo de internacionalização do IFMA

Objetivo é garantir a dupla diplomação para os estudantes. Programa é realizado em parceria com instituições politécnicas portuguesas

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, durante conversa com a jornalista Elda Borges, no 'Café com Notícias'

O ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (16) exibiu conversa com o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos Cesar Teixeira, que falou sobre o processo de internacionalização da instituição, com o objetivo de garantir a dupla diplomação para os estudantes.

“Além dos pilares do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, nós incluímos no nosso projeto pedagógico a internacionalização e a inclusão social. É um projeto que veio para agregar valor à instituição, reconhecendo as dificuldades que temos no estado e, sobretudo, a necessidade de interiorizar a internacionalização, dando assim oportunidades aos jovens do interior do estado de estudar em outros países”, afirmou.

Carlos Cesar Teixeira também explicou que o programa de dupla diplomação é voltado para alunos do bacharelado e das tecnologias, a partir do sétimo período, que após um processo são encaminhados para instituições politécnicas portuguesas, onde permanecem por seis meses cumprindo componentes curriculares dos cursos de mestrado. Após esse período, o estudante retorna para o Maranhão para concluir a graduação e, ao fim, recebe dois diplomas, um de graduado e outro de mestrado, pela instituição portuguesa.

O reitor também falou sobre o projeto para a instalação de um centro de línguas na instituição, para que os alunos aprendam línguas, como inglês e francês. Também para que estudantes estrangeiros tenho acesso ao ensino do português, sendo uma forma de internacionalizar a língua.

Segundo o reitor Carlos Cesar Teixeira, o IFMA é o terceiro maior instituto do Brasil em número de campis e estudantes, tendo 29 campis no Maranhão e atendendo a 46 mil estudantes matriculados.

O programa 'Café com Notícias' tem apresentação da jornalista Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309)

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA