16/05/2023 13h21

Carlos Lula comemora lançamento do Programa Escola em Tempo Integral e destaca modelo do Maranhão

Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, vai disponibilizar R$ 4 bilhões para fortalecer a política de escola em tempo integral no Brasil

Assecom/Dep. Carlos Lula

Assecom/Dep. Carlos Lula
Deputado Carlos Lula afirmou que modelo de ensino em tempo integral já se revelou um sucesso

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) comemorou o lançamento do Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, durante sessão desta terça-feira (16). O projeto vai ampliar a oferta de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, com a meta de alcançar 3,2 milhões de matrículas até o ano de 2026.

Segundo o parlamentar, o modelo de ensino em tempo integral já se revelou um verdadeiro sucesso. Onde há escola em tempo integral, há melhores resultados e mais desenvolvimento.

“O Maranhão é um exemplo. As nossas escolas em tempo integral não deixam nada a desejar se comparadas às escolas privadas. Com mais de três milhões de matrículas até 2026, será quase metade das escolas do país em tempo integral. É um sonho ter um filho estudando numa boa escola, tendo uma boa profissão e tendo uma vida digna”, ressaltou Carlos Lula.

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, vai disponibilizar R$ 4 bilhões para fortalecer a política de escola em tempo integral no Brasil. Atualmente, apenas 15% das escolas têm ensino em tempo integral no país.

De acordo com Carlos Lula, para o Maranhão alcançar melhores indicadores, com avanços nas condições de vida, deve continuar investindo no ensino em tempo integral. “Eu acredito que esse é o caminho que o governador Carlos Brandão e o secretário Felipe Camarão têm adotado. Não tínhamos nenhuma escola em tempo integral até 2015, hoje temos quase 100 escolas em tempo integral no estado, número que com certeza será ampliado. Tenho um Projeto de Lei que está tramitando na Casa, que estabelece um plano de desenvolvimento de metas para que o estado alcance em 20 anos, mais da metade da rede própria com ensino em tempo integral”, enfatizou o parlamentar.

O Projeto de Lei nº 15/2023 quer a expansão do ensino em tempo integral em, pelo menos, 80% das escolas da rede pública do Governo do Estado, priorizando as escolas com menor Índice de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica e regiões de maior vulnerabilidade social.

Vistoria no Socorrão II

O deputado Carlos Lula também alertou para as denúncias recebidas pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa sobre o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), que pertence à rede de saúde de São Luís. A mais recente foi a falta de refeição para pacientes, acompanhantes e funcionários no último domingo (14) e o registro em vídeo de um gato e um rato nos corredores da unidade.

“O nosso objetivo não é fazer nenhum tipo de debate eleitoral com esse tema, e sim, dar melhores condições de dignidade para quem utiliza os serviços da rede municipal de saúde. Estamos preocupados, pois chegam todos os dias reclamações em relação à condição dos hospitais de nossa capital, de modo que a Comissão de Saúde vai encaminhar vistorias a essas unidades para que a situação possa ser regularizada”, afirmou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA