30/05/2023 11h05

‘Café com Notícias’ trata sobre doação de órgãos e longas filas para transplante no Maranhão

Conversa da jornalista Elda Borges foi com a enfermeira Janaína Câmara, coordenadora adjunta da Central Estadual de Transplantes

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Janaína Câmara, coordenadora adjunta da Central Estadual de Transplantes, durante entrevista à jornalista Elda Borges

A doação de órgãos e as longas filas de pacientes à espera de um transplante no Maranhão foram abordadas no programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (30), na TV Assembleia, em conversa esclarecedora com a enfermeira Janaína Câmara, coordenadora adjunta da Central Estadual de Transplantes. No bate-papo com a jornalista e apresentadora Elda Borges, ela destacou que houve um reforço no foco das ações de conscientização sobre a importância da doação.

“Antes, nós focávamos nossa divulgação, a nossa conversa, mais no período do Setembro Verde, que é o mês da doação de órgãos. Nós repensamos reestruturamos, e esse projeto, agora, é do ano inteiro, que não tem fim, vai ser contínuo”, reforçou.

Como no Brasil que autoriza a doação é a família, a coordenadora adjunta da Central Estadual de Transplantes também relatou que o público-alvo foi ampliado, para além dos profissionais da área de saúde. Também há uma preocupação em reforçar a conscientização sobre o tema com as comunidades religiosas e o segmento jovem.

“Já iniciamos o projeto com a população da Igreja Católica, mas vamos levar também para outras vertentes religiosas. E já iniciamos com as escolas do ensino médio do Estado, principalmente na capital”, observou, ressaltando que a proposta é levar as ações para o interior do Maranhão.

Janaína Câmara destacou a falta de conhecimento como um dos principais entraves que levam à formação de longas filas de espera por transplantes no estado - só no caso da espera por uma córnea, são 900 pacientes na fila. “Quando eu desconheço como é o processo de doação, eu posso pensar que meu corpo vai ser mutilado, e não é isso. A gente, enquanto profissional de saúde, garante que o corpo vai ser totalmente recomposto, vai ficar uma cicatriz como a de uma cirurgia qualquer”, disse ela.

A coordenadora adjunta da Central Estadual de Transplantes relatou, ainda, que a pandemia de Covid-19 também foi outro grande entrave para a realização de transplantes. “Não só no Maranhão, mas no Brasil e no mundo, a pandemia afetou a questão de doação de órgãos, porque ter a doença era uma contraindicação absoluta para ser doador de órgãos e tecidos”, disse.

O programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA