01/06/2023 15h59

‘Diário da Manhã’ - Hemetério Weba anuncia núcleo de estudos sobre problemas em municípios

Agência Assembleia

Em entrevista ao programa Diário da Manhã desta quinta-feira (1), na Rádio Assembleia (96,9FM), o presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, Hemetério Weba (PP), anunciou a criação de um núcleo de estudos sobre problemas em divisas de municípios maranhenses. Ele disse que já falou com a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que deu sinal para a realização do levantamento.

“Os novos municípios foram criados com muita urgência, deixando a desejar e muitos limites com linhas imaginárias que só trouxeram problemas terríveis a essas novas 86 cidades. Na Ilha de São Luís, isso já foi resolvido, mas agora vamos levar o trabalho da Assembleia para o interior, uma vez que muitos municípios estão perdendo dinheiro, investindo em povoados que pertencem a outros”, explicou.

Na entrevista ao jornalista Ronald Segundo, o deputado contou que, além do núcleo de estudos, formado pelo IBGE, Imesc, Assembleia e outros, os principais itens da pauta que vai ser aprofundada nas próximas reuniões são debater a necessidade de atualização técnica dos memoriais descritivos das leis de criação dos municípios, com a implantação do marco georreferenciamento; direção e pontos entre os pontos de divisas, e a representação da Lei 10.288, de 22 de julho de 2015, que tinha por objetivo definir critérios e regulamentação da situação.

Na primeira reunião da Comissão, os parlamentares ouviram a explanação do técnico que assessora o gabinete do deputado Hemetério Weba, geógrafo e ex-diretor do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc), Josiel Ribeiro, que apontou a necessidade urgente de o problema ser resolvido.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA