14/06/2023 19h39

‘Toda Mulher’ aborda a presença feminina na cultura popular maranhense

Professora Letícia Cardoso, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Ciências Sociais e doutora em Comunicação, falou sobre o tema

Agência Assembleia

Biama Prado
‘Toda Mulher’ aborda a presença feminina na cultura popular maranhense
Professora e pesquisadora Letícia Cardoso conversa com a jornalista Márcia Carvalho
O programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (X), na TV Assembleia, recebeu a pesquisadora Letícia Cardoso, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Ciências Sociais e doutora em Comunicação. No bate-papo com a jornalista Márcia Carvalho, ela falou sobre a presença e influência das mulheres na formação identitária da cultura popular maranhense.

Pesquisadora da cultura, Letícia Cardoso contou que desde a infância tem essa proximidade com as práticas culturais populares, que acabaram se tornando seu objeto de estudo. Ela falou sobre a evolução das manifestações culturais ao longo dos anos, entre elas o bumba meu boi.

“Antes de ser um produto do mercado midiático, o bumba meu boi é uma prática realizada no cotidiano das pessoas durante o ano inteiro. O bumba meu boi funciona como esse centro de acesso a políticas públicas para comunidades consideradas periféricas, que veem na manifestação uma forma não só de lazer, como também de construção da sua identidade” afirmou a pesquisadora.

Letícia Cardoso também fez uma leitura sobre o papel de Catirina no auto do bumba meu boi, como uma mulher revolucionária que faz toda a transformação social acontecer.

“Catirina é uma negra, que questiona o sistema escravocrata e o significado é esse: enfrente. É um grito de emancipação, de busca por liberdade e mudança. O bumba meu boi não é só lazer e entretenimento, mas também uma forma de as pessoas expressarem uma catarse perante tantas dificuldades sociais que o povo mais pobre vive. A ideia de que Catirina mobiliza mudanças é muito significativa para os movimentos que consideramos hoje feministas”, assinalou.

O programa 'Toda Mulher' é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Biaman Prado
Letícia Cardoso e a jornalista Márcia Carvalho em registro no programa
Letícia Cardoso e a jornalista Márcia Carvalho em registro no programa 'Toda Mulher', da TV Assembleia

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA