22/06/2023 19h13

1º Seminário em Defesa da Pesca no Maranhão debate ações para fortalecimento da atividade

O objetivo foi debater ações, trocar experiências e fortalecer a atividade no estado. No evento, os participantes destacaram a importância da categoria dos pescadores para a economia local

Agência Assembleia

O Seminário foi coordenado pelo deputado Guilherme Paz e contou com participação de representantes de órgãos ligados à atividade

O deputado Guilherme Paz (PATRIOTA), promoveu, no auditório Fernando Falcão, o 1º Seminário em Defesa da Pesca no Maranhão. O objetivo foi  debater ações, trocar experiências e fortalecer a atividade no estado. O evento contou com a presença de diversas entidades sindicais, lideranças do setor e pescadores e pescadoras de todas as regiões do estado.

Participaram, dentre outras autoridades, o deputado federal Júnior Lourenço (PL), o diretor de Divisão de Pesca e Aquicultura, Osinaldo Genu Monteiro, representando a Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Maranhão (SFPA), Elisvane Pereira Gama; o gerente Executivo Substituto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de São Luís, Diego Xisto, acompanhado dos técnicos da Seção de Análise e Reconhecimento de Direito, Geyzane Rodrigues Viana e Joncleyton Lemos; e o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa), Liviomar Macatrão.

“Este evento é mais um instrumento de fortalecimento da luta em defesa dos direitos dos pescadores. É também um momento de troca de experiências e de esclarecimentos de dúvidas quanto aos procedimentos adotados pelos órgãos governamentais, como o INSS, a Caixa e a SFPA, em relação à garantia dos direitos dessa classe, sobretudo em relação ao pagamento do seguro defeso. Este é o primeiro de muitos que realizaremos”, esclareceu Guilherme Paz.

O secretário Liviomar Macatrão parabenizou o deputado Guilherme Paz pela iniciativa. “É um momento muito importante porque se discute uma política pública de grande alcance social e fundamental para o desenvolvimento econômico do Maranhão. O deputado está de parabéns por assumir essa bandeira em defesa da pesca artesanal do Maranhão”, afirmou.

Wesley Ramos
O evento foi considerado um instrumento de fortalecimento da luta em defesa dos direitos dos pescadores do Maranhão

Avanço

Por sua vez, Júnior Lourenço destacou a importância da categoria dos pescadores para o desenvolvimento do Maranhão. “Venho aqui participar do debate e me colocar à disposição dessa categoria, que é de fundamental importância para o avanço econômico do nosso estado. Serei a voz dos pescadores do Maranhão na Câmara Federal”, assinalou.

“Estamos aqui para dialogar e esclarecer dúvidas da categoria quanto aos procedimentos adotados pelo INSS no processo de análise dos requerimentos de pedido do benefício de seguro defeso. É muito importante ouvir dos pescadores suas demandas em relação à gestão desse benefício. Parabenizamos o deputado Guilherme Paz pela iniciativa”, afirmou Diego Xisto.

Ediberto Oliveira Freitas, liderança dos pescadores do município de Raposa, cobrou mais atenção aos anseios da categoria por parte dos órgãos governamentais. “Queremos ser ouvidos. Precisamos de vozes em nossa defesa. Contamos com o apoio dos deputados Guilherme Paz e Júnior Lourenço”, afirmou.

Wesley Ramos
O seminário contou com presença de diversas lideranças do setor, entidades sindicais e pescadores de todas as regiões do estado

O vereador Zezinho Míúdo, pescador de Lago dos Rodrigues, pediu esclarecimentos sobre os procedimentos adotados pelos órgãos governamentais. “Como explicar o benefício que apresenta a informação “suspenso por auditoria”. Como explicar para nossos companheiros”, indagou.

O pescador Justino, conhecido por Peteca, dirigente da Colônia de Pescadores de Porto Rico, cobrou mais apoio aos profissionais da área. “Precisamos ser atendidos em nossas demandas”, frisou.

Avaliação

A presidente do Sindicato dos Pescadores de Apicum-Açu, Luciene Silva Souza, considerou o seminário muito oportuno e bastante esclarecedor. “Foi muito proveitoso. Diversas de nossas dúvidas foram esclarecidas. Agradecemos o deputado Guilherme Paz por nos proporcionar esse momento”, disse.

“Valeu a pena ter participado. Saio daqui muito mais preparada para esclarecer aos companheiros da base sobre alguns problemas que enfrentamos no dia a dia em relação principalmente ao pedido de seguro defeso”, afirmou Cláudia Rodrigues, presidente da Associação dos Agricultores e Pescadores de Primeira Cruz.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA