12/07/2023 11h02

Programa ‘Café com Notícias’ aborda prevenção e tratamento de dependentes químicos

Presidente da entidade Desafio Jovem do Maranhão (Djoma), Soraia Walcacer, foi a convidada do programa

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Presidente do Djoma, Soraia Walcacer, detalhou como o projeto tem sido executado nos últimos anos

A entrevistada do programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (12), na TV Assembleia, foi Soraia Walcacer, presidente do Centro de Prevenção e Acolhimento de Dependentes de Substância Psicoativa - Desafio Jovem do Maranhão (Djoma), que trabalha a prevenção, cuidado e acolhimento a dependentes químicos. A entidade existe há mais de 36 anos e já atendeu mais de seis mil pessoas.

Soraia Walcacer explicou como o projeto tem sido executado nos últimos anos, tendo como foco principal a prevenção ao uso de drogas.

“O Djoma tem trabalhado ao longo desses tempos só com o acolhimento de pessoas do sexo masculino. Inicialmente, o projeto atendia homens e mulheres em todas as faixas etárias, mas na nossa atual condição não conseguimos atender a todos. Por isso, hoje trabalhamos apenas com homens jovens e adultos na casa de acolhimento. Mas, no nosso escritório central, o atendimento é para todos, independente do sexo ou faixa etária”, detalhou.

Segundo Soraia Walcacer, o Djoma funciona como comunidade terapêutica organizada, em conformidade com a legislação RDC 29 (resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa), elaborada pela política nacional sobre drogas. Sendo feito inicialmente o diagnóstico e a anamnese, depois passam a ser oferecidos serviços de uma equipe multiprofissional para orientação psicológica, social e espiritual. As famílias dos dependentes também são acolhidas pela entidade.

“As famílias são nossas parceiras número um nesse processo. Mas, a gente percebe a fragilidade, o sentimento de inoperância, o despreparo das famílias para lidar com essa situação. Porém, depois do primeiro atendimento eles voltam e toda a cadeia familiar se envolve”, afirmou.

Soraia Walcacer ressaltou, também, a importância de não marginalizar os dependentes químicos, mas sim apoiar e acolher essas pessoas.

O programa 'Café com Notícias', apresentado pela jornalista Elda Borges, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA