18/07/2023 21h26

‘Contraplano’ aborda a CPI do 8 de Janeiro e os desafios da democracia brasileira

Participaram os deputados federais Duarte Júnior e Rubens Pereira Júnior, titulares da CPI, e o professor e historiador Wagner Cabral

Agência Assembleia

Wesley Ramos
Deputados federais Duarte Júnior e Rubens Pereira Júnior, e o historiador Wagner Cabral durante o 'Contraplano'

Os atos de invasão às sedes dos três Poderes em Brasília, ocorridos dia 8 de janeiro deste ano, e seus impactos foram o foco do programa 'Contraplano', exibido nesta terça-feira (18), na TV Assembleia. Os deputados federais Duarte Júnior (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PT) e o professor e historiador Wagner Cabral foram os convidados para debater sobre os desafios da democracia brasileira.

De acordo com Duarte Júnior, titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de Janeiro, a invasão às sedes dos três Poderes em Brasília foi uma tentativa mal-sucedida de golpe contra as principais instituições do país.

“Essa ação foi resultado dos discursos do ex-presidente Bolsonaro contra a democracia e instituições de justiça. É um momento que precisa ser dado a devida atenção e, por parte da CPI, estamos fiscalizando, investigando, para identificar e punir todos aqueles que financiaram, instigaram e mobilizaram pessoas para a prática desse ato”, destacou o parlamentar.

No mesmo sentido, Rubens Pereira Júnior, que também é titular da CPMI, afirmou que o ato antidemocrático foi uma tentativa de golpe de Estado. E destacou a importância de investigar os responsáveis para que atos como este não se repitam.

“Percebemos, durante as investigações, que tiveram outras tentativas de golpe anteriores ao do dia 8 de janeiro. Tentaram impedir a posse do presidente Lula e tentaram colocar uma bomba no aeroporto de Brasília. Como nenhuma dessas deram certo, eles atentaram contra as instituições, depredaram o Congresso Nacional, o Superior Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. A CPMI nos mostra que mexer com a democracia é crime e nós não podemos compactuar com isso”, declarou o deputado.

Para Wagner Cabral, é preciso investir na memória, verdade e justiça para defender a democracia “Embora as figuras públicas da extrema direita não se digam nazistas ou fascistas, até porque é crime, na prática o seu discurso é o mesmo. É isso que a extrema direita defende e é o nosso dever combatê-la”, disse o professor.

Ainda durante o bate-papo, os convidados discutiram sobre os desafios e perspectivas da democracia brasileira em face aos atos antidemocráticos.

Democracia

Duarte afirmou que é importante refletir sobre a relevância da democracia, visto que só através dela há a possibilidade da universalização de direitos para todos, sendo sua conservação extremamente significativa nos dias atuais.

“Essa preocupação torna-se mais evidente com a realização de atos antidemocráticos, vez que são ações alusivas e apoiadas à Ditadura Civil-Militar Brasileira, período marcado por sepulturas, protegidas dos direitos humanos e de ausência democrática”, explicou o deputado.

Já Rubens Júnior destacou a importância da população acompanhar e fiscalizar as investigações sobre o atentado do dia 8 de janeiro. “A CPI é um instrumento político importante para a sociedade. Por isso, é necessário que cada cidadão acompanhe o desenrolar das CPIs para que consigamos democratizar as investigações”, disse o parlamentar.

Narrativas

O professor Wagner Cabral destacou que é necessário combater o retrocesso democrático.

“A força da extrema direita está nas redes sociais. Elas são um espaço propício para a construção de narrativas que dão sustentação ao extremismo, em geral, ao bolsonarismo. A fragilização dos laços entre as identidades coletivas e individuais representa o principal desafio que devem enfrentar as instituições democráticas. Caso não sejam capazes de combatê-los a curto e médio prazo, nossas democracias estarão em risco”, finalizou.

Apresentado pelo jornalista Fábio Cabral, o programa ‘Contraplano’ é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA