19/07/2023 10h36

‘Café com Notícias’ - Fabiana Vilar faz balanço das ações dos primeiros seis meses de mandato

Na conversa com a jornalista Elda Borges, a parlamentar ressaltou iniciativas como a Lei 11.931/2023, de sua autoria, que institui a Semana da Mulher Rural

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Deputada Fabiana Vilar também ressaltou a importância da boa relação com o governador Carlos Brandão

O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, exibiu, nesta quarta-feira (19), conversa com a deputada estadual Fabiana Vilar (PL), que falou sobre sua atuação no Parlamento Estadual, destacando leis de sua autoria, e os desafios desse primeiro mandato.

Na conversa com a apresentadora e jornalista Elda Borges, a parlamentar ressaltou iniciativas como a Lei 11.931/2023, originária do Projeto de Lei 036/2023, de sua autoria, que institui a Semana da Mulher Rural, a ser comemorada anualmente no dia 8 de março.

“Essa foi a nossa primeira atuação na casa e as pessoas perguntam: por quê?  E eu sempre digo que sou filha de agricultores e, com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, resolvemos homenagear as mulheres do campo e chegamos a esse projeto de lei. Agora, na Semana Internacional da Mulher, vamos ter esse período para homenagear as mulheres do campo.”

De acordo com a deputada, o objetivo principal da lei é fomentar a realização de oficinas de capacitação, cursos profissionalizantes, dia da beleza, e outras atividades que valorizem as mulheres do campo.

Fabiana Vilar também comentou sobre outras leis de sua autoria sancionadas pelo governo do estado, caso Lei 11.970, que obriga edifícios e condomínios residenciais, comerciais e industriais a denunciarem aos órgãos de Segurança e Ministério Público casos de violência contra a pessoa com deficiência, quando ocorridas nas suas dependências.

Miguel Viegas
Fabiana Vilar durante conversa com a jornalista Elda Borges, no programa ‘Café com Notícias’

União e parceria

Sobre o primeiro mandato, Fabiana Vilar afirmou que vem sendo uma experiência maravilhosa e que a união e parceria dos colegas de Parlamento têm contribuído bastante para os bons resultados que a Assembleia apresenta nesse primeiro semestre.

“Estou sempre procurando os colegas de Parlamento mais experientes para tirar dúvidas, pedir conselhos, quais caminhos devo seguir e eles são muito parceiros, não se negam a ajudar. E, em especial, a nossa presidente, Iracema Vale, que apesar de também estar no primeiro mandato, possui uma vasta experiência e sempre que recorremos, ela nos ajuda, aconselha, tem sido uma mãe”, declarou.

Fabiana Vilar também ressaltou a importância da boa relação com o governador do Estado, Carlos Brandão (PSB), e que essa atenção do chefe do Executivo tem sido fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho.

O programa 'Café com Notícias' vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA