20/07/2023 11h14

Férias - Ações da Operação Praia Segura são abordadas no programa ‘Diário da Manhã’

Comandante do Batalhão Marítimo do CBMMA, tenente coronel Silva Júnior, destacou ações para garantir segurança dos banhistas na orla de São Luís e no estado

Agência Assembleia

Kristiano Simas
Tenente coronel Silva Júnior e o jornalista Ronald Segundo em registro no programa “Diário da Manhã”

O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (BBMar/CBMMA), tenente coronel Silva Júnior, concedeu entrevista nesta quinta-feira (20) ao programa “Diário da Manhã”, da Rádio Assembleia. Ele detalhou a Operação Praia Segura, deflagrada para prevenir e atender às ocorrências de afogamento nas praias e balneários do estado.

Durante o programa, apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, o tenente coronel Silva Júnior explicou que, em São Luís, a Operação Praia Segura é conduzida pelo Batalhão Marítimo (BBMar) e tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas que aproveitam as praias durante este período de férias.

“O Corpo de Bombeiros aumentou o contingente em toda a orla marítima da nossa Ilha. É um aumento significativo do nosso efetivo e dos nossos equipamentos usados para o patrulhamento das praias, com o intuito de atender da melhor forma possível a população”, declarou o tenente coronel Silva Júnior.

Ele acrescentou que, em São Luís, o Batalhão de Bombeiros Marítimo intensificou o emprego de embarcações, viaturas e quadriciclos, garantindo mais segurança e tranquilidade nas praias da Grande Ilha.

Para o tenente coronel Silva Júnior, trata-se da intensificação do trabalho que já é realizado cotidianamente. “Essa operação ocorre sempre que temos períodos com maior número de pessoas nas praias, que são os feriados prolongados e os meses de férias. Nesses períodos, nós ampliamos o nosso efetivo e os equipamentos materiais para dar mais segurança. Esse trabalho já é realizado diariamente. O que fazemos durante a Operação Praia Segura é intensificar as ações”, salientou.

Patrulhamento

Durante todo o período de férias, o BBMar estará com um efetivo diário de 40 bombeiros marítimos atuando nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi. Além disso, estarão disponíveis 2 quadriciclos nas praias do Calhau e Araçagi para a ronda da orla, dois botes, nas praias do Calhau, Araçagi e do Meio, e duas motos aquáticas, no Calhau e Araçagi, para patrulhamento e resgate no mar. Na Praia de São Marcos, uma viatura estará à disposição para qualquer ocorrência. Os oficiais também estarão conversando com os banhistas, dando dicas de segurança para evitar incidentes.

“Na orla marítima, o Batalhão de Bombeiros Marítimo atende em postos fixos nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi, com o monitoramento reforçado por meio do auxílio de embarcações, viaturas e quadriciclos. Além das intervenções às ocorrências de afogamento, as abordagens preventivas têm foco nos jovens, que costumam exceder a profundidade segura para banho. Também merecem atenção especial dos guarda-vidas as crianças desacompanhadas dos adultos enquanto estão na água”, detalhou o oficial.

Prevenção

“Nós temos três dicas valiosas e que evitam incidentes na água. A primeira delas é relacionada ao uso de álcool, que não combina com o mar, pois o embriagado fica mais exposto ao risco de afogamento. A segunda é a respeito da profundidade segura; nossos guarda-vidas são treinados para identificar quando a profundidade é excedida pelos banhistas e realizar a intervenção preventiva. A terceira orientação é quanto à supervisão das crianças, que precisam estar acompanhadas dos pais na distância máxima de um braço”, ressaltou o tenente-coronel.

Ele acrescentou que o aplicativo Praia Segura SLZ traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias, além de dados sobre a tábua de maré e balneabilidade. Com vídeos educativos, o aplicativo também permite que usuários peçam ajuda e acionem os guarda-vidas ou Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) via Whatsapp. A ferramenta foi desenvolvida para orientar e informar banhistas, prevenindo acidentes fatais.

Em caso de acidentes nas praias e balneários, a população pode solicitar assistência no posto do Batalhão de Bombeiros Marítimo mais próximo, ou acionar os canais telefônicos de emergência, como o 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA