22/07/2023 12h52

Assecom - Dep. Rodrigo Lago

divulgação
Rodrigo Lago participa da I Plenária Estadual de Combate ao Racismo

O deputado Rodrigo Lago (PCdoB), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, participou da I Plenária Estadual de Combate ao Racismo, neste sábado (22). A plenária teve como objetivo fundamental discutir e fortalecer as estratégias de combate ao racismo no estado, além de contribuir para a construção da I Conferência Nacional de Combate ao Racismo.

Com a presença de ativistas, lideranças políticas e membros da sociedade civil engajados na luta pela igualdade racial, a plenária se mostrou uma oportunidade de reflexão e engajamento coletivo. O evento foi marcado por discursos, troca de experiências e diálogos construtivos sobre a importância de combater a discriminação racial em todas as esferas da sociedade.

A deputada estadual Olivia Santana (PCdoB/BA), da Bahia, esteve presente no evento e, em sua fala, destacou a luta antirracista nos estados da Bahia e do Maranhão. "Uma terra como o Maranhão, que tem mais de 70% de sua população negra, precisa de um projeto verdadeiramente antirracista", destacou a deputada.

Durante a plenária, os participantes puderam debater as diversas formas de racismo presentes na sociedade brasileira, identificar desafios e propor soluções inovadoras para promover a igualdade racial. Questões como acesso à educação, oportunidades de emprego, saúde e representatividade política foram amplamente discutidas, evidenciando a necessidade de ações concretas para enfrentar a desigualdade racial em todas as suas manifestações.

"A I Plenária Estadual de Combate ao Racismo é um marco em nosso compromisso com a justiça social e a igualdade racial. Nós, como cidadãos e cidadãs, temos o poder de fazer a diferença, e esse encontro é uma prova de que estamos unidos na construção de um país mais justo, inclusivo e igualitário para todos", complementou.

Além disso, a plenária foi um espaço de articulação política, onde foram estabelecidas parcerias e ações colaborativas entre os participantes para ampliar o alcance das iniciativas de combate ao racismo no Maranhão.

O presidente do PCdoB no Maranhão, deputado federal Márcio Jerry, destacou as etapas do debate antirracista promovido pelo partido. "Essa plenária é preparatória para a Conferência Nacional de Combate ao Racismo, que faremos em agosto para que a gente possa reforçar essa luta antirracista no Brasil para que nós possamos reforçar o projeto nacional de desenvolvimento sem racismo, com democracia", destacou Jerry.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA