17/08/2023 09h40

‘Café com Notícias’ destaca conversa com Kátia Bogéa no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph) destacou a importância da data e de conscientizar a população sobre preservação

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Kátia Bogéa, presidente da Fumph, com a jornalista Elda Borges em registro no programa ‘Café com Notícias’

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa. Ela destacou a importância da data, por permitir tratar sobre o tema, e de conscientizar a população acerca da preservação dos bens, como no caso do Centro Histórico de São Luís.

Kátia Bogéa ressaltou que a capital maranhense possui um dos maiores acervos arquitetônicos da América Latina, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco há mais de duas décadas. O título, na visão da presidente da Fumph, traz reconhecimento e é de grande importância, não só para o Brasil, mas para o mundo, por se tratar de um patrimônio que diz respeito a história de toda a humanidade.

"Aqui, nesse lugar especial, aconteceram fatos históricos que demonstram como a humanidade foi avançando. E o patrimônio é recorte de memórias", explica.

A presidente da Fumph assinalou, ainda que, atrelado ao título de patrimônio mundial está a responsabilidade pela preservação e conservação desse lugar. Ela destacou que, para que isso seja feito, são necessárias estratégias dos Governos Federal, Estadual, Municipal e, principalmente, da população.

“Nesse dia 17 de agosto, temos que lembrar para todos essa consciência, essa sensibilidade que a gente deve ter e entender a nossa memória, a nossa história e por que a gente deve protegê-la”, enfatizou.

Kátia Bogéa ressaltou, ainda, que uma das principais formas de conscientizar a sociedade sobre esse papel tão importante do patrimônio histórico é através de políticas públicas de educação constantes voltadas ao segmento.

Com apresentação da jornalista Elda Borges, o programa 'Café com Notícias' vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA