06/09/2023 12h06

‘Diário da Manhã’ aborda ações da SECTI, Independência do Brasil e aniversário de São Luís

As entrevistadas foram a secretária adjunta da SECTI, Wasti Cunha, e a professora de História Júlia Constância Pereira

Agência Assembleia

icone-whatsapp
JR Lisboa
‘Diário da Manhã’ aborda ações da SECTI, Independência do Brasil e aniversário de São Luís
Secretária adjunta da SECTI, Wasti Cunha, foi entrevistada pelos jornalistas Ronald Segundo e Gregório Dantas

Clique e assista à íntegra do programa

Nesta quarta-feira (6), o programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), entrevistou a secretária adjunta de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ensino Superior (SECTI), Wasti Cunha, e a professora de História Júlia Constância Pereira, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

No programa, conduzido pelo jornalista Ronald Segundo, Wasti Cunha falou sobre o programa Aulão para Todos e a Semana da Ciência e Tecnologia de Imperatriz, ações desenvolvidas pela SECTI. Já Júlia Constância abordou a Independência do Brasil (7 de setembro) e o Aniversário de São Luís (8 de setembro).

Wasti Cunha afirmou que o programa Aulão para Todos, direcionado aos estudantes que vão fazer o Enem e realizado em parceria com a UEMA, já está em plena atividade, beneficiando 37 municípios do estado que firmaram convênio com a secretaria. “Em São Luís, as aulas acontecem no auditório da Uema/Net, na Cidade Universitária Paulo VI - Campus da Uema. Já para os estudantes do interior, o acesso é por meio do Instagram (@sectima)”, esclareceu ela.

Segundo a secretária adjunta da SECTI, a Semana da Ciência e Tecnologia de Imperatriz será realizada no período de 16 a 20 de outubro, no Centro de Convenção da cidade, e tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

“Os interessados em participar podem acessar os editais dos monitores, avaliadores e apresentadores de trabalho referentes ao evento no site semana.sectima.gov.br”, explicou.

JR Lisboa
Júlia Constância Pereira, professora de História da UEMA, durante entrevista ao programa
Júlia Constância Pereira, professora de História da UEMA, durante entrevista ao programa 'Diário da Manhã'

Independência do Brasil

Sobre o processo de independência do Brasil, a professora Júlia Constância Pereira esclareceu, inicialmente, que é preciso ter sempre presente que a historiografia se manifesta de acordo com o contexto e a partir da mudança de pensamento. “São muitas as escolas de pensamento e cada uma tem um foco, um viés para se expressar. A Escola das Análises, que surge no século XX, é a que busca explicar os fatos históricos a partir da visão dos excluídos”, acentuou.

Júlia Constância Pereira ressaltou que é preciso ter em mente que na formação histórica do país sempre estiveram presentes os movimentos de resistência nativistas, que de certa forma influenciaram o movimento que culminou com a Independência do Brasil.

Sobre a demora do Estado do Maranhão aderir à Independência, ela explicou que muitos fatores contribuíram para tal como, por exemplo, a distância e a dificuldade de acesso à época entre o estado do Nordeste e o Rio de Janeiro. “Além do que é fato que os portugueses do Maranhão mantinham um contato direto com a Coroa Portuguesa em razão do intenso comércio que mantinham”, acrescentou.

Mito

Com a participação do jornalista Gregório Dantas, aluno de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenador da Rádio Assembleia, a entrevista também abordou uma polêmica que envolve a capital maranhense. A professora Júlia Constância Pereira discorreu sobre a cidade de São Luís ter sido fundada por franceses, como ensina a historiografia oficial.

Júlia é de acordo que, de fato, essa é uma ideia muito difundida por muitos historiadores, mas que é controversa. “São Luís, por todos os seus traços e sobradões, é a cidade mais portuguesa que existe”, assinalou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA