20/09/2023 17h44

Gestor do DNIT presta esclarecimentos sobre trabalho do órgão à Comissão de Obras e Serviços Públicos

Glauco Henrique Correia da Silva foi recebido durante reunião da Comissão de Obras e Serviços Públicos, realizada na tarde desta quarta-feira

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Reunião da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa realizada na tarde desta quarta-feira

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira (20), o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Glauco Henrique Correia da Silva. Ele prestou esclarecimentos sobre os serviços de duplicação da BR-010, no trecho Imperatriz/Gov. Edson Lobão, e recuperação da BR-135, no segmento Bacabeira/Entroncamento. A iniciativa de convidar o gestor partiu dos deputados Rildo Amaral (PP) e Júlio Mendonça (PCdoB).

O deputado Cláudio Cunha (PL), presidente da Comissão, coordenou a reunião, que contou com a presença dos deputados Zé Inácio (PT) e Júnior Cascaria (Podemos).

Ações do DNIT

Glauco Henrique fez uma exposição dos projetos de ampliação, pavimentação, manutenção e recuperação de BRs em execução no Maranhão, como, por exemplo, o trecho Timon/Baú da BR-226, em fase de conclusão, e o trecho Morros/Sobradinho, em Barreirinhas, na BR-402.

“É sempre uma satisfação vir à Assembleia prestar contas à sociedade. Agradecemos pela oportunidade de prestar esclarecimentos sobre os serviços que o DNIT executa no Maranhão”, afirmou Glauco Henrique.

Ele informou que, nos próximos dias, serão iniciados os serviços do lote três, que compreende a duplicação da BR-135, no segmento Entroncamento/Miranda. "Vivemos um bom momento orçamentário, comparado com o período da gestão anterior. Saímos de um orçamento de R$ 40 milhões para R$ 460 milhões. Temos muito trabalho realizado no Maranhão”, complementou.

Questionamentos

Cláudio Cunha, Zé Inácio e Júnior Cascaria indagaram sobre os serviços do órgão em alguns trechos de BRs, como o referente à duplicação da BR-010, no segmento Itinga/Açailândia/Imperatriz.

Cláudio Cunha questionou sobre a qualidade dos serviços executados pelo órgão no Maranhão, afirmando 'serem de melhor qualidade os de outros estados'. Glauco compreendeu a crítica e disse que o órgão faz de tudo para entregar serviços com o melhor padrão técnico. “Trabalhamos diuturnamente para entregar o melhor serviço à sociedade”, frisou.

Portos do litoral

Cláudio Cunha perguntou sobre a demanda de portos a serem construídos na região do Litoral Maranhense, recentemente apresentada ao órgão pelo Governo do Estado.

“De fato, são obras estruturantes e relevantes para essa região. Estamos concluindo os estudos técnicos para, posteriormente, procedermos a contratação para a construção”, respondeu Glauco.

Avaliação

Glauco Henrique considerou a reunião muito positiva, pois, segundo ele, permitiu que o trabalho realizado pelo DNIT fosse apresentado. “Respondemos a todos os questionamentos. Estamos sempre à disposição para esclarecer quaisquer questões referentes ao trabalho que desenvolvemos no Maranhão. Parabenizo a Assembleia Legislativa pela iniciativa”, pontuou.

Cláudio Cunha frisou que os esclarecimentos foram satisfatórios e esperançosos. “Hoje, o Maranhão vive com a esperança nos trabalhos do DNIT. Ouvimos de Glauco Henrique que o presidente Lula destinou um orçamento robusto, comparado com o anterior, para o Maranhão trabalhar as melhorias das BRs, assim como a construção de portos no litoral”, afirmou.

Júnior Cascaria ressaltou que recebeu com alegria o anúncio do início da duplicação da BR-135, no trecho Entroncamento/Miranda. “É de fundamental importância que se iniciem os trabalhos de duplicação desse trecho que, hoje, oferece um grande risco a quem por ele trafega, dadas as precárias condições em que se encontram".

Zé Inácio, por sua vez, destacou o trecho de Imperatriz/Açailândia/Itinga. "Esse trecho será duplicado futuramente, o que será muito importante, principalmente, para a economia daquela região", finalizou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA