22/09/2023 15h10

'Diário da Manhã' - Ricardo Arruda fala sobre retomada de obras paralisadas no Maranhão

Ele disse que o assunto foi discutido durante uma reunião da comissão com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Deputado Ricardo Arruda conversou com o radialista Henrique Pereira

Ao ser entrevistado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (22), o presidente da Comissão de Educação, Desporto e Lazer da Assembleia, deputado Ricardo Arruda (MDB), informou que o Maranhão retomará 560 obras paralisadas na área da educação. Ele disse que o assunto foi discutido durante uma reunião da comissão com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os investimentos, segundo ele, somam R$ 600 milhões.

Arruda explicou que o encontro, que reuniu gestores municipais maranhenses e técnicos do FNDE, ocorreu na segunda-feira (18). Na ocasião, foi prestada consultoria e orientação sobre o novo Pacto Nacional de Retomada de Obras da Educação Básica no Maranhão, criado a partir de Medida Provisória baixada pelo Governo Federal.

“De 616 obras paralisadas, 560 tiveram acordo para que sejam retomadas, envolvendo R$ 600 milhões, que vão gerar emprego, ressaltando a importância da parceria entre Assembleia, Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Governo do Estado e Governo Federal.

Na entrevista, Ricardo Arruda falou, ainda, sobre outros temas, como sua atuação em defesa dos indígenas e as dificuldades para eles terem acesso a serviços públicos como saúde e educação, por serem extrativistas, e por viverem de caça e pesca, o que tem sido difícil por conta da exaustão das florestas e da grilagem.  

O parlamentar lembrou, por fim, que já solicitou a instalação de escola em algumas áreas e teve sancionada a Lei 11.960/23, declarando a “Festa da Menina-Moça” patrimônio cultural e imaterial do Maranhão.

“A Festa da Menina-Moça é uma das expressões culturais mais fortes dos povos indígenas da etnia Guajajara. A tradição envolve uma série de rituais como parte das celebrações da passagem da vida adolescente para a idade adulta, quando as meninas nessa fase são apresentadas à comunidade indígena”, explicou.

 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA