05/10/2023 10h24

‘Toda Mulher’ - Isabel Lopizic trata sobre violência e desafios enfrentados pelo idoso

Coordenadora do Ciapvi da Defensoria Pública Estadual falou sobre envelhecimento, violência contra o idoso e políticas públicas, entre outros temas

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Biaman Prado
‘Toda Mulher’ - Isabel Lopizic trata sobre violência e desafios enfrentados pelo idoso
Coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, destacou que o envelhecimento deve ser visto como um processo natural

Confira a íntegra da entrevista

O programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (4), destacou entrevista com a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da Defensoria Pública Estadual, Isabel Lopizic. Entre os temas, o envelhecimento da população, a violência contra o idoso, políticas públicas no setor e os desafios enfrentados pelo segmento 60+.

“Eu sempre faço a seguinte análise: nós não nos preparamos para envelhecer, a família não se preparou. A sociedade como um todo, historicamente, sempre viu o velho como algo que não presta, que deixa no segundo plano, um depositário de doenças. Isso tem trazido graves consequências”, argumentou Isabel Lopizic, que é assistente social, gerontóloga e conselheira do Conselho Nacional do Idoso.

Ela destacou que o envelhecimento deve ser visto como um processo natural. O percentual da população com mais de 60 anos no Brasil, de acordo com dados do IBGE, passou de 11,3 para 14,7% na última década, o que equivale a 9 milhões de pessoas.

Nesse contexto, Isabel Lopizic destacou a necessidade de políticas públicas voltadas ao segmento. “Na Defensoria Pública, só este mês, atendi três pessoas com mais de 100 anos. A gente precisa ter essa longevidade, mas com qualidade, com respeito”, observou.

A coordenadora do Ciapvi também falou sobre a violência contra o idoso, que cresceu 97% no primeiro trimestre deste ano no país, de acordo com dados do Painel da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. No Maranhão, no segundo semestre deste ano, foram registradas mais de 13 mil violações contra pessoas idosas, tendo a mulher como a maioria das vítimas.

“É um fato triste, lamentável”, ressaltou, ao citar a violação a leis, como no transporte público e em instituições financeiras, e a violência registrada dentro de casa, onde há uma expectativa de cuidado e, por isso, é a que mais machuca.

Também tratou sobre o emocional da pessoa que está envelhecendo e sobre o abandono. “Há uma mudança significativa no emocional de quem envelhece, principalmente porque dá medo envelhecer em um país que não respeita as mulheres, os negros, as minorias e, principalmente, os velhos. É difícil. A solidão, quando você está rodeado de pessoas da família, é muito mais dolorida”, afirmou.

Com apresentação da jornalista Márcia Carvalho, o 'Toda Mulher' é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Biaman Prado
Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi da Defensoria Pública, com a jornalista Márcia Carvalho
Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi da Defensoria Pública, com a jornalista Márcia Carvalho



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA