23/10/2023 11h46

“Sustentabilidade na Prática” aborda trabalho da Cooperativa de Reciclagem de São Luís

Coordenador geral da Cooperativa, Antônio da Graça, fez uma explanação sobre o trabalho de triagem de todo tipo de resíduo sólido, para o devido reaproveitamento por empresas

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Antônio da Graça, coordenador geral da Cooperativa, conversou com a radialista Marina Sousa

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O trabalho dos catadores da Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL) foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (23), no programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM). O coordenador geral da Cooperativa, Antônio da Graça, fez uma explanação sobre o trabalho de triagem de todo tipo de resíduo sólido, para o devido reaproveitamento por parte de empresas e instituições específicas.

“Com certeza, São Luís poderá ser uma cidade cada vez mais sustentável com a ampliação de trabalhos realizados por cooperativas como a nossa”, declarou Antônio da Graça.

Durante o programa, apresentado pela radialista Marina Sousa, o coordenador geral da Cooperativa de Reciclagem de São Luís destacou a importância da parceria com órgãos públicos e privados para que avance cada vez mais a sistemática de coleta seletiva na Grande São Luís.

“Nós buscamos, com esta nossa cooperativa, unir o útil ao agradável, ou seja, buscamos ao mesmo tempo uma nova consciência ambiental aliada à geração de emprego e renda em nossa cidade”, ressaltou.

Antônio da Graça acrescentou que a central de triagem de resíduos sólidos funciona com um total de 27 catadores, que trabalham no galpão da Cooperativa de Reciclagem, construído e cedido pela Prefeitura de São Luís. O espaço é anexo ao Ecoponto Vila Isabel, localizado na Rua Dom Luís, nas proximidades da Avenida dos Portugueses.

O coordenador geral da Cooperativa explicou que está em andamento um projeto para instalar um sistema de coleta seletiva na área Itaqui-Bacanga e, para isso, estão sendo mantidas conversações com líderes comunitários dos bairros São Raimundo e Vila Mauro Fecury II.

“As cooperativas de reciclagem são um braço forte da sustentabilidade daí porque estamos buscando um trabalho regular de coleta seletiva, para que passe a funcionar semanalmente na nossa área em janeiro de 2024”, assinalou Antônio da Graça, acrescentando que já existem em São Luís seis cooperativas de catadores de lixo.

Modelo

A integração dos catadores de materiais recicláveis atende ao modelo de atuação da central, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305/2010) e a Lei Municipal nº 6.321/2018, fundamental para fortalecer o setor.

“A gente trabalha desde o ano de 2003 fazendo o recolhimento de todo tipo de material reciclável, inclusive, os eletrônicos, graças à parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a ABREE”, frisou Antônio da Graça.

Segundo ele, em São Luís, os resíduos eletroeletrônicos continuam sendo entregues pela população em um dos 25 ecopontos distribuídos pela cidade. Após isso, são destinados à Central de Logística Reversa de Eletrônicos, onde a COOPRESL fica responsável pelo armazenamento temporário dos materiais, que são recolhidos pela ABREE, que é a responsável pelo transporte para a manufatura reversa, assumindo todos os custos dessa operação.

Antônio da Graça informou que os grandes geradores poderão destinar seus resíduos eletrônicos diretamente para a COOPRESL, com quantidade a negociar com a cooperativa. Ele informou que os Ecopontos de São Luís funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Já a COOPRESL funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA