25/10/2023 17h45

Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate o tema educação

Encontro foi coordenado pelo deputado Arnaldo Melo e contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda, Florêncio Neto, Fernando Braide, Solange Almeida e Ariston

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Frente Parlamentar de Combate à Pobreza debate o tema educação
Décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza foi realizada na tarde desta quarta-feira

Nesta quarta-feira (25), a Frente Parlamentar de Combate à Pobreza reuniu-se, na Sala das Comissões, e debateu o eixo temático educação, um dos componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O encontro foi coordenado pelo deputado Arnaldo Melo (MDB) e contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda (MDB), Florêncio Neto (PSB), Fernando Braide (PSD), Solange Almeida (PL) e Ariston (PSB).

Participaram como convidados o analista de Planejamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Ricardo Costa e Silva; a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Nádia Dutra; o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Paula Catunda; o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho; a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayra Nina Costa, e o superintendente regional de Colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Paulo Mendes.

A décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza foi aberta com a apresentação de dados relativos à educação no Brasil e no  Maranhão, tendo como referência os níveis básico, fundamental e médio. Os números apresentados foram disponibilizados por diversos institutos, com destaque para os itens analfabetismo, escolaridade e taxas de evasão escolar, entre outros.

Os gráficos mostraram os percentuais do Maranhão em comparação a outros estados da federação. Os convidados presentes interagiram com informações adicionais e análises dentro de suas respectivas áreas. Os parlamentares, por sua vez, fizeram colocações e apresentaram sugestões acatadas pelo deputado Arnaldo Melo para serem colocadas em prática ao longo das próximas reuniões da Frente.

Arnaldo Melo disse, entre outras coisas, que, a partir de agora, os envolvidos nesse trabalho participarão de reuniões paralelas sobre a mesma temática, tendo em vista a amplitude do tema, que precisará ser destrinchado em seus inúmeros aspectos. "No dia 21 de novembro, nós teremos uma reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza para discutirmos renda e empregabilidade. No entanto, antes, iremos continuar discutindo o tema educação, que é bastante amplo e precisa de nossa atenção especial", frisou Arnaldo Melo.

O deputado Ricardo Arruda, presidente da Comissão de Educação da Alema, ressaltou que a Frente chegou a um ponto extremamente importante dentre todos já debatidos. "Nós sabemos que a superação dos indicadores sociais no Maranhão passam, necessariamente, por melhorar as condições educacionais da nossa gente. Logo, a Comissão também está incumbida de aprofundar a temática e identificar fatores que contribuam para a redução dos índices educacionais, analisando os gargalos e outros pormenores, sempre com a participação do governo estadual", frisou.

Nádia Dutra, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, disse que a chamada do Poder Legislativo é fundamental, uma vez que a educação tem um papel primordial para a mudança do IDH, que ainda é muito desafiador.

"A política educacional tem essa contribuição importante e é sempre necessário discuti-la todos os anos, bem como sua execução nas salas de aula. Nossa maior satisfação está na objetividade dessa agenda, sendo necessário, também, discutir esses assuntos com os municípios", finalizou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA