10/11/2023 12h45

16ª Mostra Cultural da Creche-Escola Sementinha aborda tradições culturais do Nordeste

Alunos da escola realizaram desfile com as bandeiras de cada um dos nove estados da região. Em seguida, houve apresentação cultural com música e danças regionais

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Alunos da Creche-Escola Sementinha apresentaram diversos aspectos culturais dos estados nordestinos

Com o tema ‘Tradições Nordestinas’, a Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizou a 16ª Mostra Cultural da instituição, na manhã desta sexta-feira (10). A abertura aconteceu na quadra do Centro Recreativo da Sementinha, onde os alunos da escola realizaram desfile com as bandeiras de cada um dos nove estados do Nordeste e fizeram, em seguida, uma apresentação cultural com muita música e danças regionais.

A diretora pedagógica da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, explicou que a Mostra Cultural é uma atividade interdisciplinar, com o objetivo de complementar o conhecimento de uma forma lúdica, divertida e estimulando o trabalho em equipe. Reforçou que é uma oportunidade para que os pais conheçam um pouco do trabalho desenvolvido pela escola e pelos alunos ao longo do ano letivo.

“Esta Mostra Cultural faz parte da nossa proposta pedagógica: desenvolver com as crianças uma temática que esteja dentro do nosso currículo educacional. Para este ano, a nossa equipe pedagógica escolheu como tema a Região Nordeste e as tradições culturais dos nove estados que a compõem. É importante dizer que os alunos puderam fazer pesquisas e uma verdadeira viagem com muito aprendizado e troca de conhecimentos sobre cada um dos estados nordestinos”, declarou Cynthia Vieira.

Miguel Viegas
Estudantes mostraram trabalhos diversos dentro da temática ‘Tradições Nordestinas’

Na abertura do evento, uma das representantes do Gedema, Juliana Guerra, esposa do deputado Carlos Lula (PSB), disse que ficou encantada com mais esta edição da Mostra Cultural da Creche-Escola Sementinha.

“Este trabalho, com certeza, tem um valor muito significativo, pedagogicamente falando, pois traz conhecimento, socialização, envolvimento das famílias com a escola e com toda a equipe desta instituição. A gente pode ver aqui que isto tudo é fruto de muitas mãos colaborando para que os bons resultados possam ser alcançados”, ressaltou.

Miguel Viegas
Diretora pedagógica da Sementinha, Cynthia Vieira, com representante do Gedema, Juliana Guerra, e demais autoridades

Juliana Guerra destacou também o apoio da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e da presidente do Gedema, Carol Duailibe, às atividades realizadas pela Creche-Escola Sementinha.

Rosana Vieira, assessora do Gedema, observou que a Mostra Cultural serve como um momento de culminância dos estudos feitos pelos alunos em sala de aula. “Trouxemos a proposta do assunto abordado nos paradidáticos e ampliamos para a Mostra Cultural, apresentando aos alunos e aos pais também uma visão valorizadora de todos os estados do Nordeste”, frisou Rosana Vieira.

Miguel Viegas
Alunos da Creche-Escola Sementinha participaram de desfile sobre os nove estados do Nordeste

Peculiaridades

Para desenvolver o tema com ênfase nas peculiaridades da cultura regional nordestina, toda a equipe escolar da Sementinha, abrangendo tanto o setor pedagógico quanto o setor administrativo, consumiu vários meses de trabalho com pesquisas e treinamentos.

“Abordar esse tema a partir do olhar das nossas crianças trouxe, no decorrer dos últimos meses, muitos aprendizados. Fizemos muitas pesquisas, trabalhamos minuciosamente cada subtema em sala de aula. E agora, finalmente, estamos compartilhando tudo o que aprendemos”, afirmou Cynthia Vieira, diretora pedagógica da creche.

Durante a Mostra Cultural, alunos da oficina de dança do programa ‘Sol Nascente’, apresentaram um número ao som da música ‘Todos cantam sua terra”, do compositor maranhense João do Vale.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA