23/11/2023 12h12

Professora afirma que população negra tem doenças decorrentes da escravidão

Elisandra Ribeiro afirmou que no Maranhão a situação é ainda mais precária, porque 80% da população do estado é formada por negros

Agência Assembleia

Biaman Prado
Professora afirma que população negra tem doenças decorrentes da escravidão
Elisandra Cantanhede Ribeiro falou sobre saúde da população no programa ‘Diário da Manhã’

Clique aqui e assista à íntegra do programa

A saúde da população negra foi abordada pela professora de Estudos Africanos e Afro-brasileiros, Elisandra Cantanhede Ribeiro, no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (23). É mais uma entrevista da série que o programa vem realizando por conta da passagem do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Elisandra Ribeiro, que é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (PPGHIS-UFMA), afirmou, durante a conversa com o jornalista Ronald Segundo, que no Maranhão a situação é ainda mais precária, porque 80% de sua população é formada por negros.

“O sistema de saúde é ainda mais precário para a população negra, por conta de mais de três séculos de escravidão. A situação é precária para todos, mas muito mais em relação à população negra mesmo. Desde 1988 que, pela nova Constituição, temos direito integral, mas não é igual para todos, principalmente, no Maranhão, que possui mais de 80% de população negra; e devido ao racismo estrutural”, explicou.

A professora frisou que a maior ocorrência de determinadas doenças na população brasileira afrodescendente é influenciada por características de ordem genética e, também, por fatores socioeconômicos, que incluem o regime de escravatura vivido até o final do século XIX e, também, a situação de exclusão social, presente até os dias atuais.

De acordo com Elisandra Ribeiro, as doenças que mais atingem a população negra são hipertensão, anemia falciforme, diabetes tipo 2, glaucoma e câncer de próstata.

Por fim, a professora ressaltou que, embora exista predisposição genética para que pessoas negras desenvolvam essas doenças, é importante reforçar que os bons hábitos no dia a dia são capazes de evitar algumas delas, por meio da prevenção.

Biaman Prado
Professora Elisandra Cantanhede Ribeiro conversou com o jornalista Ronald Segundo

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA