29/11/2023 22h00

‘Toda Mulher’ destaca iniciativas voltadas ao empoderamento de meninas

Conversa foi com a gerente de Unidades de Programas e Patrocínio da Plan International Brasil no Maranhão e no Piauí, Creuziane Barros

Agência Assembleia

JR Lisboa
‘Toda Mulher’ destaca iniciativas voltadas ao empoderamento de meninas
Creuziane Barros, gerente de Unidades de Programas e Patrocínio da Plan International Brasil, conversou com a jornalista Márcia Carvalho

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Iniciativas que buscam empoderar e dar melhores condições de vida para meninas em situação de vulnerabilidade foram abordadas pelo programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (29), na TV Assembleia. A conversa da jornalista e apresentadora Márcia Carvalho foi com a gerente de Unidades de Programas e Patrocínio da Plan International Brasil no Maranhão e no Piauí, Creuziane Barros.

Creuziane Barros inciciou fazendo um histórico da ONG. “A Plan é uma organização humanitária não governamental sem fins lucrativos e a gente trabalha para promover os direitos das crianças, especialmente das meninas, e, principalmente, os direitos das meninas, abordando a igualdade de direitos entre meninas e meninos. A Plan acredita no potencial de todas as pessoas, das meninas”, observou.

E complementou: “No Brasil, a Plan atua desde 1997 e neste novembro completa 26 anos de atuação na implementação de projetos que incluem a visitação das famílias no Maranhão, Piauí, São Paulo e na Bahia. Nos outros estados, desenvolve parcerias em rede”, resumiu a gerente.

O objetivo do trabalho é ampliar os horizontes de meninas de comunidades, segundo informou Creuziane Barros, que é que é graduada em História pela UFMA, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, tendo sido Conselheira Tutelar e com atuação há mais de 20 anos na promoção de direitos da criança e do adolescentes.

“Nós queremos meninas líderes, para que elas possam agir, atuar, pelos seus direitos, buscando a melhoria de qualidade de vida, que possam influenciar outras meninas, influenciar e trabalhar em suas comunidades”, observou.

Entre as iniciativas desenvolvidas, ela destacou o projeto Escola de Liderança para Meninas, onde elas são incentivadas a se conhecerem, a saberem e a perceberem seu pleno potencial e direitos. Também citou o Projeto Cambalhotas, voltado a crianças a partir dos 7 anos.

Creuziane Barros assinalou a campanha global “Acelere o Relógio da Igualdade #MeninasOcupam”, realizada pela Plan International, em celebração ao ‘Dia Internacional da Menina’ (11 de outubro). A Assembleia Legislativa do Maranhão aderiu à iniciativa e recebeu a adolescente Emanuely, de 14 anos, que assumiu por um dia, simbolicamente, o cargo de deputada estadual e presidente da Alema.

Barreiras

A gerente frisou que as meninas, desde cedo, enfrentam inúmeras barreiras, inúmeros desafios em sua jornada. “Há uma disparidade muito grande entre uma menina branca e uma menina preta, entre uma menina da zona urbana e uma da zona rural. Esses recortes também vão afunilando ainda mais tanto as desigualdades quanto, também, as violências que elas enfrentam no dia a dia”, destacou Creuziane Barros, reforçando que o Brasil é o quinto país em casos de casamento infantil.

Creuziane Barros também analisou o cenário que é encontrado nas comunidades e que precisa ser transformado. “As meninas não têm muitas perspectivas de vida. Por exemplo, entrar numa universidade, muitas das vezes é algo muito distante da realidade delas”, resumiu.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA