12/12/2023 11h06

‘Café com Notícias’ - Secretário adjunto faz balanço da primeira Feira da Agricultura Familiar

Ricarte Almeida afirmou que evento reuniu cerca de 80 empreendedores e 150 grupos familiares dos mais diversos segmentos da agricultura familiar

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Ricarte Almeida, secretário adjunto da SAF, com a jornalista Elda Borges no ‘Café com Notícias’

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (12), na TV Assembleia, exibiu conversa com o secretário adjunto de Organização Produtiva da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Ricarte Almeida. O gestor fez um balanço sobre a primeira Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), realizada no último final de semana, em São Luís.

Ricarte Almeida ressaltou que o evento reuniu cerca de 80 empreendedores e 150 grupos familiares dos mais diversos segmentos da agricultura familiar e recebeu cerca de 6 mil pessoas por dia, com estandes para comercialização e divulgação dos mais variados produtos da agricultura familiar de diferentes regiões do estado, movimentando mais de R$ 100 mil/dia.

“Foi a primeira vez na história do Maranhão que se realizou a Feira Maranhense da Agricultura Familiar, com tudo que uma feira traz em si, afetividade, trocas, convivência. Foi um evento produtivo cultural”, definiu.

O secretário adjunto detalhou que, além dos produtos comercializados, a FEMAF ofereceu seminários, oficinas, cursos, palestras e uma diversificada programação cultural. Ainda segundo Ricarte Almeida, a escolha do local para a realização do evento, a Lagoa da Jansen, foi pensada de forma estratégica para promover uma aproximação desses produtores, que em sua maioria estão nas áreas rurais, da região mais urbana ou dita de elite da cidade, permitindo que esses produtos cheguem em todas as classes e que esses produtores ocupem os mais diversos espaços.

“O nosso desafio é fazer com que essa Feira tenha outras edições anuais, mas também que possamos fazer feiras regionais, para que, de fato, a gente construa territorialmente a culminância com a FEMAF”, observou.

Ricarte Almeida falou, ainda, sobre outros programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da SAF, e que beneficiam os produtores familiares do estado, como o Procaf, que é de aquisição direta de produtos da agricultura familiar.

O 'Café com Notícias' tem apresentação da jornalista Elda Borges e é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA