13/12/2023 13h12

Secretária Socorro Araújo destaca a política pública do turismo no Maranhão no ‘Diário da Manhã’

Gestora falou sobre a parceria do Governo do Estado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Secretária Socorro Araújo com o jornalista Ronald Segundo, no programa ‘Diário da Manhã’

Nesta quarta-feira (13), o programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, recebeu a secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo. Ela fez um balanço das ações executadas no setor no Maranhão.

Socorro Araújo, inicialmente, esclareceu que o turismo é uma proposta de desenvolvimento social e econômico que traz desenvolvimento para as cidades, gerando trabalho e renda e melhorando a qualidade de vida da população.

Prioridade

Em relação à infraestrutura para o turismo, a secretária esclareceu que se trata de um processo que implica o envolvimento da população junto aos governos em nível municipal e estadual.

“Isto não se dá de uma hora para outra. As necessidades vão surgindo e as gestões vão trabalhando isso. O governador Carlos Brandão (PSB) tem priorizado a política pública de turismo. Estamos trabalhando nos nove polos turísticos do estado, beneficiando mais de 61 municípios. Focamos no olhar da comunidade para o turismo porque precisamos contar com o envolvimento da comunidade para garantir a sustentabilidade do turismo. Dessa forma vamos atrair turistas e gerar emprego e renda no município”, esclareceu.

Parceria

Socorro Araújo destacou a parceria do Governo do Estado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) em relação ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

“Trabalhamos em parceria com essa entidade, que é a responsável pela gestão do Parque dos Lençóis Maranhenses, propondo que se faça o estudo de carga, ou seja, que se considere sempre a capacidade de recebimento de turistas por cada atração turística. Assim, teremos condições de distribuir melhor o fluxo de turistas e evitar insatisfações no atendimento e possíveis prejuízos aos empreendedores em nível local”, esclareceu.

Balanço

Socorro Araújo frisou que Carlos Brandão é muito sensível à questão do potencial turístico do estado e tem dados todo o apoio para ampliarmos nossas ações em favor de um desenvolvimento crescente do setor.

“O governador tem feito investimentos de grande monta em termos de infraestrutura do turismo como, por exemplo, a implantação da chamada Rota dos Guarás, com a construção da ponte, depois a estrada e, por último, a viabilização do acesso à praia de Araoca, que é uma praia linha, no município de Guimarães”, destacou.

Transversalidade

“O turismo é uma atividade transversal, o que exige que tenhamos uma atuação integrada com as demais áreas do governo. Por exemplo, a questão da segurança, que é imprescindível para um planejamento de uma política pública de turismo. As demais políticas públicas se refletem na questão do turismo. O Maranhão é muito rico em diversidade turísticas e o nosso governador está determinado a transformar nossas atrações turísticas em vetores de desenvolvimento social e econômico do Maranhão, garantindo a sustentabilidade”, enfatizou.

Salão Nacional do Turismo

A secretária falou, ainda, sobre a participação do Maranhão no Salão Nacional do Turismo, que é uma grande feira promovida pelo Ministério do Turismo, em Brasília.

“É uma oportunidade de divulgarmos nossas atrações turísticas. O turismo tem que trabalhar internamente, melhorando os serviços, qualificando e construindo uma consciência coletiva, mas também divulgando nosso potencial. Por isso teremos um estande do Maranhão nessa grande feira nacional, apresentando nossas atrações para atrair mais turistas para o Maranhão”, finalizou.

Durante o programa, a secretária também respondeu a perguntas encaminhadas pelos ouvintes por meio do canal do WhatsApp da Rádio Assembleia.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA