13/12/2023 14h52

Comissão de Meio Ambiente discute problemática de erosão que compromete o 'Viva Raposa'

Reunião, conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Júlio Mendonça, contou com a presença dos deputados Aluízio Santos e Fabiana Vilar, além de representantes do município de Raposa, entre secretários municipais e técnicos

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Comissão de Meio Ambiente discute problemática de erosão que compromete o
Professor Leonardo Lim, do Departamento de Oceanografia da UFMA, apresentou estudo sobre a orla da Ilha de São Luís durante a reunião

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (13), para discutir a problemática da orla do município de Raposa, que sofre intenso processo de erosão, o qual comprometeu a estrutura da Praça do Viva da cidade. Recentemente, uma comitiva de parlamentares esteve no local e testemunhou a gravidade do problema.

A reunião, conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), contou com a presença dos deputados Aluízio Santos (PL), representando a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Alema, da deputada Fabiana Vilar (PL) e de representantes do município de Raposa, entre secretários municipais e técnicos.

A reunião foi aberta com a explanação de um estudo sobre erosão e proteção costeira, detalhado pelo professor Leonardo Lima, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Leonardo fez uma exposição geomorfológica da Ilha de São Luís e mostrou uma forma viável e de baixo custo que resolveria o problema da erosão em Raposa a partir do processo de contenção e ampliação de dunas, algo que, segundo ele, pode ser aplicado, também, a outras áreas da capital maranhense.

Segundo o professor, é preciso se pensar na resolução do problema da orla de Raposa, cuja estrutura foi danificada, mas, também, na preservação da natureza na região. A partir da explanação dele, os representantes de Raposa compreenderam a origem do problema, que não diz respeito somente ao perímetro prejudicado, mas gerado pelo que vem ocorrendo em outros pontos da orla.

"Não podemos pensar apenas no imediatismo. É preciso ir à raiz do problema e, acima de tudo, se pensar na questão da preservação da natureza. O mais importante é que estamos unindo forças em torno da solução de uma questão que não é somente da população de Raposa, mas que diz respeito a todos nós, maranhenses, por se tratar de um região turística. Tenho a certeza de que o governador Carlos Brandão também ficará sensibilizado e nos ajudará a resolver esse problema", disse o deputado Aluízio Santos.

Os três deputados pediram ao professor Leonardo Lima que encaminhe uma nota técnica à Comissão de Meio Ambiente da Alema para que sejam feitos encaminhamentos ao Governo do Estado e à Prefeitura de Raposa, no sentido de que outras reuniões aconteçam, mas de maneira mais pontual e com direcionamentos às ações concretas.

A deputada Fabiana Vilar frisou que a reunião foi bastante proveitosa e destacou o empenho dos deputados para que o problema seja resolvido. "Estamos em período de pré-recesso, mas compreendemos a urgência do problema. Fico muito feliz e grata em saber que os meus colegas estão solícitos com relação a essa demanda", disse a parlamentar.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA