14/12/2023 16h02

Diário da Manhã aborda ações do 'Inova Maranhão' com o superintendente de Políticas de Inovação

Superintendente esclareceu que o programa “Inova Maranhão” surgiu em 2015 e tem como objetivo estimular junto à sociedade maranhense o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação, o empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento sus

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
Diário da Manhã aborda ações do
Eduardo Oliveira conversa com o jornalista Ronald Segundo durante o programa

O programa Diário da Manhã desta quinta-feira (14), da Rádio Assembleia (96.9), entrevistou o superintendente de Políticas de Inovação e Cidadania Digital, Eduardo Oliveira, que coordena o programa “Inova Maranhão”, desenvolvido pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Na conversa com o apresentador do programa, jornalista Ronald Segundo, o superintendente esclareceu que o programa “Inova Maranhão” surgiu em 2015 e tem como objetivo estimular junto à sociedade maranhense o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação, o empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento sustentável e inovação social.

Inova Maranhão

“Trata-se, portanto, de uma política pública gerenciada pela SECTI com o objetivo de fazer grandes investimentos em inovação no Estado do Maranhão. Realizamos ações dentro dos  eixos estratégicos de atuação que definimos, quais sejam o eixo ecossistema, que articula os atores sociais; educação básica, no qual as crianças aprendem robótica básica; startups, onde já investimos mais de R$ quatro milhões em 71 ideias inovadoras (startups)”, esclareceu.

Startups

Eduardo Oliveira explicou que Startup é um modelo de negócio que é repetível e escalável, diferente do tradicional que já nasce com uma estrutura física formada com funcionários e estoque. “Ao contrário da startup, que nasce de uma ideia e que precisa de um suporte, chamado capital semente, que é onde o Governo do Estado entra.  Assim, nós damos o capital semente, que é um fomento a fundo perdido. E o processo de incubação acompanha o desenvolvimento do empreendimento até poder crescer e se desenvolver por conta própria”, complementou.

O superintendente revelou que fomentar o empreendedorismo, geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da população são os principais focos de atuação do programa Inova Maranhão.

“O setor de tecnologia, que é o setor que melhor paga em termos de mercado de trabalho, pode contribuir para aumentar a renda per capta do estado a partir da participação das pessoas. É um setor de alta empregabilidade. As pessoas que aderirem são qualificadas e estarão aptas a irem para o mercado de trabalho”, complementou.

Programa trilhas inova

Por fim, Carlos Eduardo abordou o programa Trilhas Inova, que tem como público alvo as pessoas que estudaram em escolas públicas a partir dos 16 anos de idade. “Percebemos que o mercado de trabalho em tecnologia está demandando uma mão de obra que não temos. Dados da Abrascom apontam que, até 2025, precisaremos de oitocentas mil pessoas qualificadas para trabalhar com tecnologia. E a academia, hoje, forma menos de sessenta mil pessoas por ano. Atento a isso, desenvolvemos o programa Trilhas Inova. Estamos abrindo um novo ciclo do programa oferecendo mais vagas e opções de mais trilhas. Amanhã lançaremos o edital das primeiras 500 vagas”, finalizou.                                            

Durante o bate papo, o superintendente respondeu a muitas perguntas dos ouvintes por meio do canal WhatsApp. 



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA