08/01/2024 16h20

'Pautas Femininas' destaca ações da política de atenção primária e vigilância em saúde

Entrevistada foi Mayrlan Avelar, assessora da Secretaria Adjunta de Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Mayrlan Avelar. conversou com a jornalista Josélia Fonseca no programa 'Pautas Femininas'

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Nesta segunda-feira (8), o programa 'Pautas Femininas', da Rádio Assembleia (96.9), conversou com a assessora da Secretaria Adjunta de Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar. Ela falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão, principalmente as relacionadas às campanhas de vacinação.

Inicialmente, Marlan Avelar ressaltou que a Secretaria Adjunta é responsável pelas políticas públicas de promoção, prevenção e vigilância em saúde.

“A promoção é garantir o apoio aos municípios para que a população tenha acesso aos serviços básicos de saúde por meio das secretarias municipais de saúde. Isto é trabalhado por meio da prevenção e vigilância. Costumamos dizer que a vigilância é o farol, pois é ela que comanda e direciona todas as ações de saúde. Dentre as diversas ações desenvolvidas, realizamos as campanhas de vacinação, que são atividades de prevenção”, esclareceu.

Desafio

Segundo Mayrlan, o maior desafio enfrentado é fazer a gestão de todas essas políticas para os 217 municípios do Maranhão, beneficiando mais de 7 milhões de maranhenses. “O governador Carlos Brandão é um governador municipalista e sua determinação é no sentido de fortalecermos todas essas políticas junto aos municípios maranhenses. Chegamos aos municípios por meio das 18 unidades regionais distribuídas por todo estado”, frisou.

Vacinação nas férias

Mayrlan Avelar destacou a Campanha de Vacinação das Férias e revelou o calendário de vacinação, que iniciou, no Tropical Shopping, nesta segunda-feira (8), e vai até terça-feira (9), das 10h às 20h. No Shopping Passeio, na quarta-feira (10) e quinta-feira (11), das 10h às 20h; no Rio Anil Shopping, na sexta-feira (12), sábado (13), das 10h às 20h, e domingo (14), das 14h às 20h.

“Durante toda essa semana estaremos atendendo nestes locais. Nósa teremos 18 imunizantes disponíveis, dentre os quais Covid Adulto, Influenza, Hepatite B, a VIP, que é a poliomielite, rotavírus, tríplice viral e febre amarela. Qualquer pessoa será atendida. É importante manter a carteira de vacinação atualizada. A perda da carteira de vacinação não é impedimento para vacinar, pois a pessoa pode apresentar um documento com foto. Não podemos deixar de vacinar”, esclareceu.

Janeiro Branco e Roxo

A assessora da SES destacou as campanhas 'Janeiro Branco', de combate e prevenção às doenças mentais, e 'Janeiro Roxo', que é de combate e prevenção à hanseníase. “São duas campanhas importantíssimas para a saúde. O autocuidado é importante. Você é muito importante para sua família. Se você estiver passando por alguma dificuldade, procure ajuda. Cuide-se”, finalizou.

Durante o bate-papo, Mayrlan Avelar esclareceu dúvidas e respondeu a várias indagações de ouvintes por meio do canal de Watsapp (98) 3269-3009.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA