10/01/2024 11h19

‘Diário da Manhã’ - Juiz aborda relações de consumo, combate a fraudes e segurança em apps

Titular do 5° Juizado Especial Cível e Relações do Consumo, juiz Alexandre Abreu, falou sobre direitos do cidadão e ações do Judiciário nessa área

Agência Assembleia

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Miguel Viegas
‘Diário da Manhã’ - Juiz aborda relações de consumo, combate a fraudes e segurança em apps
Juiz Alexandre Abreu, titular do 5° Juizado Especial Cível e Relações do Consumo, com o jornalista Ronald Segundo

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O juiz titular do 5° Juizado Especial Cível e Relações do Consumo, Alexandre Abreu, falou ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (10). O magistrado abordou o golpe do boleto falso e a segurança em dispositivos móveis e aplicativos bancários, entre outros assuntos, durante entrevista conduzida pelo apresentador e jornalista Ronald Segundo.

Em busca de facilitar o atendimento aos consumidores, o juiz ressaltou a importância da transparência e do contato com a comunidade para ouvir reivindicações e melhorar o trabalho do Poder Judiciário, por conta do aumento das fraudes devido à ampliação do atendimento online das empresas.

“Estamos vivendo um período de combate às fraudes, com o governo federal lançando iniciativas para combater esse problema, mas é fundamental que as pessoas também busquem os mecanismos corretos para se proteger e se informar sobre as fraudes que estão ocorrendo. A informação é essencial para que as pessoas estejam atentas e evitem cair em golpes”, destacou.

O juiz disse que o uso da tecnologia trouxe muitas facilidades, como o acesso a informações e novidades, mas também abriu espaço para a vulnerabilidade, por conta de pessoas mal-intencionadas se aproveitarem da boa-fé do cidadão para induzi-lo a investimentos equivocados, pagamentos errados e, até mesmo, roubo de dados pessoais para fins criminosos.

“Por conta disso, que o Judiciário busca abrir as portas para a população, esclarecer os direitos e mostrar como se proteger contra essas fraudes. O 5º Juizado Especial Cível de Relações de Consumo, localizado na Universidade Federal do Maranhão, tem sido um espaço de acolhimento e orientação para a sociedade e em 2022, foram realizados mais de 1.500 atendimentos, dos quais mais de 500 se transformaram em processos judiciais”, revelou.



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