15/01/2024 11h52

‘Sustentabilidade na Prática’ - Professora destaca Sistema de Gestão Ambiental implantado na Uema

Conversa foi com a docente Andréa Araújo do Carmo, superintendente de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão

Agência Assembleia

Miguel Viegas
Professora Andréa Araújo do Carmo com a radialista Marina Souza, no ‘Sustentabilidade na Prática’

Clique e assista à íntegra do programa

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental implantado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi o tema abordado, nesta segunda-feira (15), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Durante o programa, apresentado pela radialista Marina Souza, a professora Andréa Araújo do Carmo fez ampla explanação sobre a política de gestão ambiental da instituição, baseada na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), lançada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Na condição de superintendente de Gestão Ambiental da Uema, a professora Andréa do Carmo explicou que a agenda A3P objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. Trata-se de um programa voltado para instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal) e dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário).

“É uma agenda de adesão voluntária que possibilita que a instituição parceira promova a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que otimiza a utilização dos recursos públicos”, afirmou Andréa do Carmo.

Ela acrescentou que este programa está estruturado em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis.

“É importante frisar que, desde 2015, a Universidade Estadual do Maranhão possui um sistema de gestão ambiental bem diferenciado”, ressaltou a professora.

Graduada em Ciências Biológicas, Andréa do Carmo informou também que, desde 2020, a Uema destaca-se por uma outra certificação, concedida pela Universidade da Indonésia: a do GreenMetric Rankings, que é um ranking internacional anual do desempenho de sustentabilidade das universidades. Por este sistema, as universidades recebem uma pontuação que reflete os seus esforços na redução da pegada ecológica da universidade e na educação e investigação em sustentabilidade.

Atuação

Andréa do Carmo frisou ainda que, com atuação permanente em todos os 20 campi da Universidade Estadual do Maranhão, a Superintendência de Gestão Ambiental da Reitoria da Uema tem como meta desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental que envolva todos os segmentos da Universidade.

“Todo o nosso empenho e todos os nossos esforços são voltados para a resolução de problemas socioambientais. Nós acreditamos que, por meio do desenvolvimento da consciência ecológica e do envolvimento dos diferentes setores, é possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente”, salientou.

Ao final da entrevista, a professora Andréa do Carmo foi enfática ao afirmar que a Superintendência de Gestão Ambiental visa melhorar o desempenho ambiental da Universidade, apoiado por uma equipe técnica, comitê diretor, corpo docente, corpo discente e técnicos administrativos.

“A Superintendência de Gestão Ambiental da Uema busca cada vez mais o aperfeiçoamento de todos os programas direcionados aos problemas ambientais da nossa Universidade”, ressaltou Andréa do Carmo.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA