22/01/2024 10h56

Deputado Francisco Nagib viabiliza Mutirão de Catarata e Pterígio em Codó e Timbiras

Parlamentar destinou recursos de emenda para garantir procedimentos, realizados em mutirão ocorrido no último fim de semana, no Hospital Macrorregional de Timbiras

Assecom/ Dep. Francisco Nagib
Deputado Francisco Nagib conversa com idoso que aguarda para fazer cirurgia

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) garantiu, a cerca de 700 idosos dos municípios de Codó e Timbiras, o acesso a cirurgias de catarata e pterígio. Ele destinou recursos de Emenda Parlamentar para garantir os procedimentos, realizados em mutirão ocorrido no último fim de semana, no Hospital Macrorregional de Timbiras, com apoio do Governo do Estado e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Saber que pessoas estavam enxergando mal e até perdendo a visão por causa de catarata e pterígio por falta de acesso aos procedimentos, me inquietou. Então, decidi ir em busca da solução e, com o importante apoio do governador Carlos Brandão (PSB), que me permitiu destinar recursos de Emenda Parlamentar, e da EMSERH, realizamos o Mutirão da Catarata e Pterígio. A demanda foi tanta, que foi necessário aumentarmos a quantidade de cirurgias, garantindo a mais pessoas o acesso aos procedimentos, o que agradeço, mais uma vez ao governador Brandão. Meu sentimento, hoje, é de felicidade pelo que ouvi dos pacientes e por poder oferecer a cirurgia a eles. Agora, podem enxergar e viver melhor”, afirmou Francisco Nagib. Os pacientes submetidos aos procedimentos durante o mutirão, também receberam colírios para darem continuidade ao tratamento.

Francisco Nagib auxilia paciente durante Mutirão da Catarata e Pterígio

Triagem

Na fase da triagem para o mutirão, foram selecionados 570 pessoas (400 em Codó e 170 em Timbiras), mas, devido à alta procura, o Governo do Estado abriu mais 100 vagas para as cirurgias. “Não podíamos deixar essas pessoas sem atendimento. Diante da necessidade, solicitei a ampliação das vagas do mutirão e o nosso governador Brandão, sensível à causa, atendeu. Assim, pudemos atender mais idosos. E o nosso plano é levar o Mutirão da Catarata e Pterígio para outros municípios, inclusive, já estamos trabalhando neste sentido”, adiantou Nagib.

Assecom/ Dep. Francisco Nagib
Deputado Francisco Nagib fala com pessoas que participaram do Mutirão da Catarata e Pterígio

Quem foi beneficiado era só felicidade. Seu Francisco das Chagas Sousa Lemos aguardava há meses pela cirurgia na rede pública e ficou emocionado por ter tido logo o acesso ao procedimento. “Há muito tempo eu esperava para fazer a cirurgia de catarata, essa raspagem, pois não tenho condições de pagar, e agora, estou feliz. Agradeço ao deputado Nagib por nos ajudar com esse mutirão, que foi muito importante para nós”, disse ele.

Assecom/ Dep. Francisco Nagib
Parlamentar Francisco Nagib destacou alta demanda e abertura de mais vagas para cirurgias

Seu Antônio Azevedo também ficou aliviado por ter conseguido fazer a cirurgia e tratar logo a catarata, que estava comprometendo sua visão. “Eu já estava vendo tudo embaçado, e meu medo era ficar até cego, mas o deputado Nagib nos permitiu fazer a cirurgia. Agradeço a ele e a Deus.  Tenho certeza de que, agora, vou ver tudo”, afirmou ele, sorrindo, após a cirurgia no Hospital Macrorregional de Timbiras.

Assecom/ Dep. Francisco Nagib
Procedimento realizado durante o Mutirão da Catarata e Pterígio, ocorrido no último fim de semana

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA