04/02/2024 12h22

Ações desenvolvidas pelo Hospital Universitário são destaques no programa ‘Mais Saúde’

Dyego José de Araújo Brito falou sobre as principais ações do hospital, que possui duas unidades e nove anexos

Agência Assembleia

Kristiano Simas
Dyego Brito conversou com o jornalista Ismael Gama, no programa Maís Saúde

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O programa ‘Mais Saúde’, da TV Assembleia, recebeu, neste domingo (4), o superintendente em exercício e gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA), Dyego José de Araújo Brito. Na entrevista ao jornalista Ismael Gama, ele falou sobre as principais ações do hospital, que possui duas unidades e nove anexos.

Dyego José de Araújo Brito explicou que o HU-UFMA é composto por duas unidades hospitalares, sendo a unidade Presidente Dutra especializada no atendimento a pacientes adultos na área de alta complexidade e ambulatorial, e o Materno Infantil, focado no atendimento da gestante, da mãe e da criança.

“Além disso, para dar suporte às nossas atividades assistenciais, temos ainda nove prédios anexos, onde funcionam nossos ambulatórios nas diversas especialidades médicas. Temos também uma unidade de coleta ambulatorial, um setor de pesquisa clínica e uma unidade administrativa. Então, esse grande complexo formado por dois hospitais e nove prédios de apoio é que compõe toda essa estrutura do HU-UFMA”, completou.

Ele disse ainda que o Hospital Universitário é uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cuja gestão é da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo campo de prática para milhares de alunos da graduação e pós-graduação.

“Hoje, o hospital atende 2.100 alunos da UFMA. São 235 residentes de área médica, em 26 especialidades, 139 residentes da área de atenção à saúde, incluindo residência multiprofissional, cirurgia bucomaxilofacial e enfermagem obstétrica. Então, acredito que a maior contribuição dessa instituição para o Maranhão seja a formação de recursos humanos”, assinalou.

O superintendente em exercício e gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA destacou, ainda, que a unidade é referência quando se fala em transplante de órgãos sólidos e tecidos.

“Nós tivemos um resultado muito positivo em 2023, quando conseguimos aumentar em cerca de 70% os transplantes dentro do hospital. O transplante renal, por exemplo, aumentamos em 82% em relação ao ano anterior. Conseguimos voltar a fazer a captação de válvula cardíaca para doação, encaminhando para o Banco de Válvulas de Curitiba como uma forma de reintegrar toda a equipe de transplante cardíaco para que, muito em breve, possamos fazer o nosso primeiro transplante”, afirmou Dyego José de Araújo Brito.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA