07/02/2024 20h08

‘Toda Mulher’ - Rosa Reis fala sobre Carnaval, tradição e resistência cultural

Cantora, que é coordenadora do Laborarte, falou da história grupo, fundado em 1970 e que ela integra desde 1983

Agência Assembleia

Wesley Ramos
‘Toda Mulher’ - Rosa Reis fala sobre Carnaval, tradição e resistência cultural
Cantora Rosa Reis com a jornalista e apresentadora Márcia Carvalho, no ‘Toda Mulher’

Clique aqui e assista à íntegra do programa

O Carnaval, a tradição e a resistência cultural foram assuntos tratados no programa ‘Toda Mulher’, da TV Assembleia, nesta quarta-feira (7). A conversa da jornalista e apresentadora Márcia Carvalho foi com a cantora Rosa Reis, coordenadora do Grupo Laborarte, fundado em 1970 e que ela integra desde 1983.

“Agradeço estar aqui hoje, podendo falar um pouquinho de toda essa nossa história, de toda essa arte, de toda essa cultura, que está embrenhada no meu corpo, dentro de mim”, afirmou Rosa Reis.

A cantora lembrou a trajetória e destacou a abrangência do Laborarte, mais conhecido hoje por ser berço do Cacuriá de Dona Teté. “São muitos anos de trabalho junto ao Laborarte. Eu cheguei participando das oficinas, dos espetáculos e, atualmente, estou na coordenação, trabalhando em várias produções, porque o Laborarte não é só o cacuriá, é a capoeira, o tambor de crioula, o teatro, a dança popular e as oficinas, que mantém viva toda essa história nossa, das nossas tradições”, assinalou.

Rosa Reis falou sobre a convivência com Dona Teté, que conheceu na época em que entrou para o Labrarte e a Mestre da Cultura Popular, já com seus 70 anos, tinha ensinado o elenco do espetáculo “Passos” a tocar caixa e, depois, trabalhou em outras produções. “Eu aprendi muito com ela, não só em nível artístico, mas também de pessoa, ela me ensinou muita coisa.  Foi um aprendizado assim fabuloso”, observou, destacando a alegria de estar, hoje, no comando do Cacuriá.

Também lembrou a trajetória de Nelson Brito, que foi fundador e por muitos anos dirigiu o Laborarte. “Nelson foi uma pessoa que também amava tudo o que fazia, a nível de teatro de cultura, e ele foi gestor do Laborarte durante muitos anos. Ele descobriu uma forma de manter o grupo funcionando, sem fechar as portas, que era ter atividades o ano todo”, contou ela referindo-se às produções voltadas ao Carnaval, Semana Santa e São João.

A coordenadora do Laborarte falou também sobre o preconceito que enfrentou por ser mulher, artista e negra e como enfrentou as situações. “A gente tem que ser enérgica também. Várias vezes, eu dei a volta por cima, do meu jeitinho, e enfrentei aquela situação de frente. Hoje, passou. Fico analisando e vejo que as coisas vêm para te enriquecer, somar”, disse.

O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA