23/02/2024 11h06

‘Diário da Manhã’ detalha ações do Comando de Segurança Comunitária da PMMA

Coronel Edhyelem Santos destacou trabalho desenvolvido através do Batalhão Escolar, da Patrulha Maria da Penha e do Proerd

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Miguel Viegas
‘Diário da Manhã’ detalha ações do Comando de Segurança Comunitária da PMMA
Coronel Edhyelem Santos com o jornalista Ronald Segundo, no programa ‘Diário da Manhã’

Clique aqui e assista à íntegra do programa

A comandante de Segurança Comunitária da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Edhyelem Santos, concedeu entrevista à Rádio Assembleia, na manhã desta sexta-feira (23), quando falou sobre as ações de segurança pública desempenhadas pela corporação através do Batalhão Escolar, da Patrulha Maria da Penha e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Durante o programa ‘Diário da Manhã’, apresentado pelo jornalista Ronald Segundo, a coronel Edhyelem Santos explicou que o Comando de Segurança Comunitária (CSC) é um dos grandes Comando da PMMA, que atua diretamente no policiamento comunitário por meio de programas sociais e ações de segurança pública.

“Este nosso Comando de Segurança Comunitária é a unidade da nossa Polícia Miliar que realiza o trabalho de policiamento mais aproximado da população, e que ocorre paralelamente ao trabalho de policiamento ostensivo”, declarou.

Ferramenta

A coronel Edhyelem Santos destacou a importância do policiamento desenvolvido pelo Comando Comunitário, contextualizando os princípios da educação e policiamento comunitário como ferramentas utilizadas pelo CSC. Ela salientou também o trabalho realizado pelo Proerd, que atua por meio do policiamento preventivo com apoio de famílias e entes civis.

“O CSC atua em áreas fundamentais desenvolvendo basicamente o policiamento preventivo. Nesse contexto, o Proerd atua nas escolas junto com a família, desenvolve um papel primordial na formação de crianças e adolescentes, preparando-os para trilharem um caminho longe das drogas e da violência”, assinalou.

A coronel Edhyelem Santos também fez um relato sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha, hoje considerada uma referência no serviço de proteção das mulheres.

“A Patrulha Maria da Penha atua em parceria com uma forte rede de proteção às mulheres vítimas de violência. As autuações, intervenções e fiscalizações do cumprimento das medidas protetivas de urgência têm garantido resultados relevantes na pauta de enfrentamento à violência contra às mulheres”, enfatizou. 

Criada em 2016, a Patrulha Maria da Penha do Maranhão, especializada em proteger mulheres em situações de violência doméstica, segue expandindo sua atuação em todas as regiões do estado.

Trabalho comunitário

Ao final da entrevista, a coronel Edhyelem Santos informou que o comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, é um dos grandes entusiastas do trabalho comunitário realizado pela Polícia Militar do Maranhão.

“O nosso comandante-geral tem um apreço muito grande pelas ações de segurança pública realizadas nas escolas e nas comunidades. Além do policiamento ostensivo, este trabalho preventivo feito por nossas guarnições contribui muito para a formação de nossos jovens e é um dos pilares da atuação da nossa Polícia Militar”, ressaltou a coronel Edhyelem Santos.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA