26/02/2024 10h41

‘Café com Notícias’ aborda trabalho da PMMA na “Operação Volta às aulas”

Tenente-coronel Edhyelem Almeida que assumiu recentemente o Comando de Segurança Comunitária (CSC) comentou a ação

Agência Assembleia

Miguel Viegas
‘Café com Notícias’ aborda trabalho da PMMA na “Operação Volta às aulas”
Tenente-coronel Edhyelem Almeida, titular do Comando de Segurança Comunitária, com a jornalista Elda Borges

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (26), na TV Assembleia, conversou com a tenente-coronel Edhyelem Almeida que assumiu recentemente o Comando de Segurança Comunitária (CSC) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Ela falou sobre a “Operação volta às aulas”, que teve início no dia 20 de fevereiro nas escolas públicas da rede Estadual e Municipal da Região Metropolitana de São Luís.

De acordo com a tenente-coronel, a operação objetiva visitar as instituições de ensino da rede pública estadual e municipal da Grande São Luís, com o intuito de promover policiamento ostensivo nos arredores.

“A presença policial ajudar a garantir um ambiente seguro para os alunos, professores e funcionários, prevenindo a ocorrência de crimes dentro e nos arredores das escolas. Além disso, o policiamento ajuda também a manter a ordem e disciplina nas escolas, garantindo que as atividades educacionais ocorram sem interrupções devido a comportamentos indisciplinados ou disruptivos”, explicou.

Para ela, a presença policial serve também para educar os alunos sobre questões de segurança, como prevenção de crimes, uso de drogas e resolução pacífica de conflitos, ajudando a promover uma cultura de segurança dentro e fora da escola.

“Ao criar um ambiente seguro e ordenado, as operações de volta às aulas da Polícia Militar contribuem para o bem-estar emocional dos alunos, o que por sua vez, pode facilitar o processo de aprendizagem e melhorar o desempenho dos alunos”, frisou.

Por fim, Edhyelem Almeida afirmou que é importante que a presença policial seja feita de forma respeitosa e não intimidadora, garantindo que os direitos dos alunos sejam preservados e que a abordagem seja sensível às necessidades específicas da comunidade escolar.

“As operações devem ser parte de uma abordagem mais ampla que envolva a colaboração entre a polícia, as escolas, os pais e outros membros da comunidade para garantir um ambiente educacional seguro e acolhedor para todos”, concluiu.

O ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA