01/03/2024 12h04

‘Em Discussão’ conversa com a superintendente de Saúde Digital da SES

Mayra Nina Araújo falou sobre sistemas de inovação e telessaúde em fase de implantação pelo Governo do Maranhão

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Biaman Prado
‘Em Discussão’ conversa com a superintendente de Saúde Digital da SES
Mayra Nina Araújo foi entrevistada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira

Clique aqui e assista à íntegra do programa

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu nesta sexta-feira (1º), a superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayra Nina Araújo, que fez uma explanação sobre sistemas de inovação e telessaúde em fase de implantação pelo Governo do Maranhão.

Durante a entrevista, realizada pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, a superintendente Mayra Nina Araújo explicou que o trabalho com saúde digital é uma experiência nova no âmbito da SES.

“É importante deixar claro que esta nossa Superintendência foi criada em maio de 2023, portanto é algo novo, mas já conseguimos avançar bastante com esta estratégia de saúde digital que estamos implantando no Maranhão”, salientou.

Mayra Nina Araújo observou que, em todo o mundo, o uso da saúde digital tem constantemente mudado a forma de organização e disponibilização dos serviços de saúde. No Brasil, segundo ela, iniciativas como o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o Registro Eletrônico de Saúde (RES) são exemplos deste cenário.

“Neste contexto, é que o Governo do Maranhão instituiu esta nossa Superintendência que está, gradativamente, consolidando-se como uma estratégia de saúde digital por meio de uma dedicada equipe multidisciplinar. Estamos avançando a partir de experiências acumuladas por um conjunto de atores (gestores, especialistas, pesquisadores, representantes de entidades e de conselhos de classe) envolvidos no desenvolvimento de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em saúde”, frisou a superintendente.

Atenção à saúde

Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a Superintendência de Saúde Digital foi criada com o propósito de buscar a melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

“Esta nossa Superintendência é responsável por promover estratégias e ações de saúde digital, inovação e telessaúde no âmbito do sistema de atenção à saúde. Fazemos todo o trabalho de análise e monitoramento a fim de colocar o tema na pauta da população com a eficácia das intervenções no acesso, a aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no acolhimento das necessidades dos nossos municípios para desenvolvimento e ampliação dos serviços, na disseminação de novos conceitos, nas aplicações de redes sociais e da internet de um modo geral”, declarou Mayra Nina Araújo.

Ao final da entrevista, Mayra Nina Araújo destacou que a articulação multissetorial também está entre as missões da Superintendência, com plataformas de telessaúde integradas.

“A ideia básica deste nosso trabalho é norteada por conceitos e experiências que intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em saúde. Criamos um site para divulgar este nosso sistema de monitoramento dos indicadores de saúde do nosso Estado. Esse é um diferencial, porque todas as informações disponíveis poderão ser acessadas pelos gestores e pelo conjunto da população. É, também, uma estratégia de transparência e de interação com todos os segmentos da sociedade”, ressaltou.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA