04/03/2024 12h48

‘Café com Notícias’ conversa com mulheres que integram diretoria da OAB/MA

Participaram a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, ao lado de Mariana Berredo, Mariana Serra, Maria de Ribamar Fernandes, Nathusa Chaves e Ana Paula Galvão

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Miguel Viegas
‘Café com Notícias’ conversa com mulheres que integram diretoria da OAB/MA
Tatiana Costa, Mariana Berredo, Mariana Serra, Maria de Ribamar Fernandes, Nathusa Chaves e Ana Paula Galvão conversaram com Elda Borges

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Dando início às celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, o programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta segunda-feira (4), entrevistou a diretoria feminina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA). Entre os temas abordados, o papel da mulher na advocacia e na história da Ordem.

A jornalista Elda Borges conversou com a vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa; a diretora financeira, Mariana Berredo; e a diretora geral da Caixa de Assistência, Mariana Serra. Nesta edição, o programa ganhou novo cenário e foi direto da sede da Ordem.

“Na atual gestão, nós temos 50% de representatividade feminina, além da conquista das cotas raciais, de 30%. Eu sou uma mulher negra eleita dentro da nossa instituição, isso é algo muito forte e é o que queremos levar de exemplo para toda a sociedade, para outras instituições.”, ressaltou Tatiana Costa.

Para as advogadas Mariana Serra e Mariana Berredo, a presença das mulheres nos espaços de poder, seja na OAB ou em outras instituições, serve de exemplo para que mais mulheres entendam que podem ser mais do que mães, filhas, advogadas, que eles podem ser o que quiserem e que devem buscar esses lugares de destaque.

Sobre as ações voltadas às mulheres desenvolvidas dentro da OAB/MA, Mariana Serra explicou que a CAAMA oferece assistência médica, psicológica para as advogadas em todas as 19 subseções da entidade. Além disso, é oferecido assistência àquelas mulheres que venham a ser vítimas de violência ou assédio.

Mais atividades

Elda Borges conversou, ainda, com Maria de Ribamar Fernandes Cardoso, da Ouvidoria da Mulher da OAB/MA; Nathusa Chaves, presidente da Comissão da Mulher e da Advogada; e Ana Paula Galvão, da Escola Superior de Advocacia.

A advogada Maria de Ribamar Fernandes destacou a importância da ouvidoria para o bom relacionamento da sociedade e dos advogados com a entidade e como ferramenta para conseguir atender às demandas que chegam até a OAB da melhor forma possível.

Sobre as ações desenvolvidas pela Comissão da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves afirmou ser “um trabalho gratificante de ser feito pela somatória de forças de diversas mulheres, por termos em nossa diretoria mulheres dedicadas à causa”. E complementou: “O nosso trabalho é voltado, também, para a mulher na sociedade, para atender a vocês, assim como para entender e atender os anseios das nossas advogadas”.

A advogada Ana Paula Galvão falou um pouco sobre a Escola Superior da Advocacia e das atividades que lá são desenvolvidas, voltadas para a capacitação da mulher advogada, como também de mulheres da comunidade.

E, voltado para essa semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a OAB/MA realizará o lançamento da segunda edição do e-book “CMA Talks”. A obra trata sobre contextos atuais que envolvem o tema “Mulheres: representação, violência e poder na contemporaneidade”.

Serão realizados, ainda, palestras, debates, capacitação e mentoria para as mulheres advogadas e da sociedade. A programação das atividades será divulgada no perfil da OAB/MA nas redes sociais.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA