05/03/2024 15h51

Júlio Mendonça anuncia retomada do Programa de Compras da Agricultura Familiar no estado

De acordo com o parlamentar, o governador Carlos Brandão assegurou que vai dar continuidade ao Procaf como forma de potencializar o escoamento da produção local

Agência Assembleia

icone-whatsapp
Biaman Prado
Júlio Mendonça anuncia retomada do Programa de Compras da Agricultura Familiar no estado
Deputado Júlio Mendonça falou da importância do Procaf para incenbtivar a agricultura familiar

O deputado Júlio Mendonça (PCdoB) anunciou, na sessão plenária desta terça-feira (5), que o Governo do Estado vai retomar o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

De acordo com o parlamentar, o governador Carlos Brandão assegurou que irá dar continuidade ao Procaf como forma de potencializar o escoamento da produção local, garantindo renda aos agricultores e promovendo o abastecimento de produtos da agricultura familiar em diversos setores.

“Estivemos aqui nesta tribuna reivindicando a volta do Procaf e, durante um evento realizado na semana passada, o governador Brandão disse que, atendendo à reivindicação de todos nós, irá fazer uma nova edição do Procaf, agora com algo em torno de 6 milhões de reais”, declarou Júlio Mendonça.

Ele afirmou que o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, que também estava presente nesse evento, está buscando formas de aumentar mais um pouco o valor agora destinado ao Procaf pelo governador Carlos Brandão.

“O que foi anunciado pelo governador já é um começo de uma retomada. É bom assinalar a importância desse importante programa, que agora em 2024 volta a criar alternativas de comercialização para os agricultores que produzem e oferecendo alimento saudável para a rede socioassistencial do estado. Portanto, quero parabenizar a equipe do governador Carlos Brandão e a do companheiro Bira do Pindaré”, afirmou Júlio Mendonça.

O parlamentar acrescentou que, agora, a expectativa é que o repasse dos recursos financeiros aconteça em tempo hábil para que as comunidades e associações rurais possam se habilitar, inclusive, para que não haja restos a pagar para o próximo ano.

“Faço este destaque aqui na tribuna porque estas reivindicações são frutos de lutas permanentes. E nós aqui, no nosso espaço de mandato, vamos continuar defendendo, reivindicando e também dando o devido destaque a postura do governador Brandão, que decidiu retomar esse importante programa”, ressaltou o parlamentar.

Assuntos Econômicos

Durante seu pronunciamento, o deputado Júlio Mendonça informou também que, a partir de agora, irá presidir a Comissão Permanente de Assuntos Econômicos, que realizará sua primeira reunião nesta quarta-feira (6), às 8 horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão.

De acordo com o deputado, a reunião desta quarta-feira deverá contar com a presença do ex-governador José Reinaldo Tavares, secretário de Estado de Projetos Especiais, e de diretores do IBGE no Maranhão.

“Vamos discutir a questão da pobreza no Estado. Esse debate é oportuno, principalmente tendo como base dados e números divulgados pelo IBGE. O Maranhão é ainda um estado com altíssimo nível de pobreza, um estado ainda muito desigual, mas nós sabemos também do grande potencial que tem. Dada à importância deste tema, é que eu convido todos para este momento aqui na Casa”, disse Júlio Mendonça.



+ Notícias
banner-ouvidoria

ATENDIMENTO

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

EXPEDIENTE

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA