07/03/2024 15h29

Janaína Ramos destaca projeto de criação de Procuradorias da Mulher em câmaras municipais

Parlamentar foi entrevista no quadro 'Bastidores', do Bom Dia Mirante, na TV Mirante

Agência Assembleia

Reprodução
Deputada Janaína Ramos conversa com o jornalista Clóvis Cabalau

Durante entrevista à TV Mirante, na quarta-feira (6), no quadro 'Bastidores', do Bom Dia Mirante, a deputada Janaína Ramos (Republicanos) ressaltou seu empenho para a instralação de mais Procuradorias da Mulher nas câmaras municipais maranhenses. Segundo ela, trata-se de uma iniciativa de toda a bancada feminina da Assembleia Legislativa do Maranhão, liderada pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

"Vericamos que há necessidade desse olhar feminino nas Câmaras de Vereadores. Nós temos 217 municípios com câmaras municipais, mas, infelizmente, o número de Procuradorias da Mulher ainda é muito baixo", frisou a deputada.

Ela disse que a ausência de uma Procuradoria da Mulher em um município implica em minimização das discussões em torno de politicas públicas voltadas para as mulheres.

"Aliás, o número de políticas públicas voltadas para as mulheres ainda é muito pequeno, mas nós vamos lutar para que sejam instaladas secretarias municipais que discutam assuntos voltados especificamente às mulheres, pois ainda temos muito que conquistar", disse.

A parlamentar também falou sobre enfrentmento da violência contra crianças e adolescentes no Maranhão, uma vez que, de acordo com ela, os casos crescem a cada ano.

"A campanha 'Maio Laranja' já está chegando e nós, deputados e deputadas, discutiremos esse assunto junto à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de São Luís e ao Poder Judiciário. A ideia é que façamos um trabalho preventivo e de conscientização voltado tanto para as crianças e adolescentes quanto para pais e possiveis agressores", informou.

Janaína Ramos ainda abordou a questão da participação da mulher na política brasileira. Ela disse que as mulheres representam 50% do eleitorado, mas que sua participação nesse processo ainda é baixa.

"Essa participação vem aumentando devagar, o que se observou nas duas últimas eleições, apesar de ainda haver obsetáculos quando colocamos um nome feminino para concorrer a um cargo público. Logo, precisamos mudar essa realidade, pois a mulher deve sim ocupar seu espaço na politica, para que possa transformá-la", finalizou.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA