20/03/2024 11h05

‘Diário da Manhã’ fala sobre a Apae e atendimento a Pessoas com Síndrome de Down

Gestora de Serviços de Saúde da Apae São Luís, Emanuele Costa, agradeceu também a visita feita por deputados estaduais à Apae de São Luís, na semana passada

Agência Assembleia

Biaman Prado
Emanuele Costa, gestora de Serviços de Saúde da Apae São Luís, com Ronald Segundo

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

Em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quarta-feira (20), a gestora de Serviços de Saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae São Luís), Emanuele Costa, falou sobre o atendimento a Pessoas com Síndrome de Down com a utilização, por exemplo, do recurso da fisioterapia, sob acompanhamento médico.

A gestora agradeceu também a visita que um grupo de deputados estaduais fez à Apae de São Luís, na semana passada, para conhecer o trabalho da entidade mais a fundo e discutir a necessidade de aquisição de reagentes para os exames do Teste do Pezinho. O objetivo é assegurar que todos os recém-nascidos no Maranhão tenham acesso a este teste, que previne doenças metabólicas e genéticas.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), foi representada pelo deputado Antônio Pereira (PSB), que liderou a comitiva de parlamentares que, além das discussões sobre o Teste do Pezinho, também visitou as instalações da instituição. Participaram os deputados Andreia Rezende (PSB), Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Vivianne (PDT), Fabiana Vilar (PL), Fernando Braide (PSD), Jota Pinto (Podemos), Júlio Mendonça (PCdoB), Osmar Filho (PDT), Ricardo Seidel (PSD), Wellington do Curso (PSC) e Zé Inácio (PT).

“Os deputados são nossos porta-vozes e quero agradecer a ajuda de todos como Gestora de Saúde da Apae de São Luís, que agora fez 53 anos de fundação e é a primeira do Estado. Há muito preconceito ainda, e a gente tentar conscientizar a sociedade. Todos os testes coletados no Maranhão são feitos em São Luís e há um reteste. Nosso papel é também ajudar as pessoas e a família na inclusão social e no mercado de trabalho. Além disso, é preciso que as famílias sejam trabalhadas como nossas parcerias”, afirmou.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora lembrou que a Apae de São Luís é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual neste tipo de triagem neonatal, realizando o Teste do Pezinho em 85% dos recém-nascidos nos 217 municípios do Maranhão.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA