06/04/2024 09h13

‘Maranhão no Campo’ aborda prazos para renegociação de dívidas de empreendedores com o Banco do Nordeste

Convidado do programa foi o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) no Maranhão, Isaque Nascimento, que falou sobre o tema

Agência Assembleia

Agência Assembleia
Isaque Nascimento, superintendente estadual do BNB, foi entrevistado pelo apresentador Mário Porto

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) no Maranhão, Isaque Nascimento, foi o entrevistado do programa 'Maranhão no Campo', exibido neste sábado (6), na TV Assembleia. Ele falou sobre os prazos e as condições para que empreendedores rurais, urbanos, agricultores familiares e produtores do agronegócio têm para renegociar suas dívidas com o BNB, que está oferecendo a clientes com dívidas em atraso, descontos de até 90%, em caso de quitação. Já para quem optar em parcelar, o vencimento final poderá se estender até 2032. A renegociação pode ser feita até o dia 24 deste mês.

“Essas condições são oferecidas para operações enquadradas na Lei 14.554, de abril de 2023, que foi uma reedição da Lei 14.166, que trouxe inúmeros benefícios para a classe produtora. A lei prevê descontos que vão de 60% a 90%, a depender do perfil e porte do cliente, tipologia do financiamento, entre outros aspectos”, destacou Isaque Nascimento.

Segundo o superintendente, os benefícios estão sendo concedidos a pessoas físicas e jurídicas com dívidas contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e que enfrentaram problemas para honrar as parcelas.

“Outra condição é que a operação precisa estar inadimplente desde o dia 31 de outubro de 2021 e permanecer inadimplente até o dia da renegociação. Além disto, o crédito precisa ter sido devidamente aplicado para a finalidade para a qual o financiamento foi feito”, ressaltou Isaque Nascimento.

Sobre os investimentos feitos pelo BNB no Maranhão no ano passado, Isaque Nascimento destacou que os valores alcançaram a casa dos R$ 6.5 bilhões, sendo a maior aplicação do banco no estado do Maranhão, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano de 2022. “Este ano fechamos o trimestre com números espetaculares, com crescimento em relação ao ano passado e estamos com boa perspectiva para o final deste semestre e para o início do próximo”, enfatizou Isaque Nascimento.

O programa ‘Maranhão no Campo’ trouxe, ainda, nesta edição, a atuação da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que debateu sobre a gestão de recursos hídricos do Maranhão. Também destacou o fato de o estado ter sido reconhecido pelo Governo Federal como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A atração, comandada pelo apresentador Mário Porto, vai ao ar aos sábados, às 8h, na TV Assembleia (canal 9.2), com reprise aos domingos, no mesmo horário.

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA