09/04/2024 18h34

Programa ‘Contraplano’ debate a representatividade jovem na política

Convidados foram o secretário de Estado da Juventude, Thiago Prado, e o historiador e comunicólogo Marcus Saldanha

Agência Assembleia

Wesley Ramos
Programa ‘Contraplano’ debate a representatividade jovem na política
Secretário Thiago Prado e historiador Marcus Saldanha com o jornalista João Carvalho

Clique aqui e assista à íntegra do programa

A representatividade jovem na política foi o tema debatido no programa ‘Contraplano’, da TV Assembleia, nesta terça-feira (9). Os convidados foram o secretário de Estado da Juventude, Thiago Prado, e o historiador e comunicólogo Marcus Saldanha.

Na visão do secretário Thiago Prado, o jovem está ocupando seu espaço político partidário, movimento impulsionado pelo marketing e pelas redes sociais.

“A gente percebe que, cada vez mais, o lugar do jovem é na política. O exemplo disso são as últimas candidaturas, a gente percebe um aumento gigantesco de candidatos e até muitos que lograram êxito. Jovens colocaram seu nome à disposição da sociedade, galgaram êxito e estão representando ali os seus estados, seus municípios. Isso acabou sendo um fator impulsionador”, afirmou o gestor.

E resumiu: “A gente fica feliz não só pelo Maranhão, mas também em todo o Brasil, ver um interesse a mais nesse debate tão importante, tão democrático, que é o processo político”.

O historiador Marcus Saldanha ressaltou que esses movimentos são cíclicos. “A gente precisa entender que existe um movimento permanente, constante. Se a gente pensar numa geração em torno de 25 anos, um quarto de século, você vai ter sempre em cada século, no mínimo, quatro ciclos diferentes. E são essas novas gerações que vão ter que decidir o que na história vai permanecer e o que que vai ser mudança. Estará sempre na mão da juventude esse processo”, disse.

Marcus Saldanha observou que é muito importante tomar consciência de que o futuro, que é da juventude, é construído no presente. “Por isso que as políticas públicas para a juventude são fundamentais. Essas gerações estão sendo formadas de que maneira para tomar que decisões?”, questionou.

Ele destacou mudanças históricas através do tempo que contribuíram para reforçar o papel político do jovem, como a eleição de pessoas desse segmento.

“Hoje, você tem, por exemplo, a possibilidade de aos 18 anos o jovem ser vereador - isso é uma grande mudança - e aos 16 anos já poder votar. Então, do ponto de vista jurídico, você convida o jovem para a participação política, inclusive partidária, muito mais cedo do que em outras épocas”, afirmou, ressaltando que o grande desafio é convencer o jovem da relevância que ele tem nesse espaço de decisões.

O programa ‘Contraplano’, com apresentação do jornalista João Carvalho, é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).

+ Notícias
banner-ouvidoria

Palácio Manuel Beckman
Av. Jerônimo de Albuquerque - Sítio do Rangedor - Calhau
São Luis - Maranhão - CEP: 65071-750
Telefones: (98) 3269-3000 | 3269-3001

De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

SESSÕES PLENÁRIAS

• Segunda-feira: a partir das 16h;
• De terça a quinta-feira: a partir das 9h30.

AGÊNCIA ALEMA